Crítica: Cláudia Raia está salvando o final arrastado de ‘Verão 90’

Verão 90 soube fazer o seu show. Bem produzida no seu início, a novela de Izabel de Oliveira e Paula Amaral chegou trazendo seu ar de saudosismo e atraindo curiosidades de uma década marcante. Apesar do enredo principal ser bem “água com açúcar” – a mocinha Manuzita [Isabelle Drumond] entre idas e vindas com o namorado João Guerreiro [Rafa Vitti] – os primeiros meses da trama das sete foi recheada de humor, como manda novelas desta faixa.

O resultado de todo o trabalho foram os altos índices de audiência da novela, na maioria das vezes superando facilmente os 25 pontos no Ibope. Algumas outras, passa da casa dos 30. Com ótimo desempenho, a Globo foi dando campo e esticando a trama por longos seis meses.

RETA FINAL

O certo é que há pelo menos nas últimas três semanas a novela perdeu seu ritmo. Com todos os núcleos mais ou menos encaminhados, a dupla de autoras apostaram em esquetes para gerar conteúdo. Para quem se atém a história, ficou arrastado demais.

Apesar de boa parte do núcleo ter atuado de maneira satisfatória, uma figura em especial merece destaque. Cláudia Raia, que dá vida a Lidiane Pantera. O tom meio ingênua e maquiavélica somado à fala canastrona e à sua chegada estilo pé na porta deram o que falar. Quem não se pegou imitando a diva com seu bordão “TUUUUU-DOOOO BOOOOUUUMM?”?

Claudia vem segurando a reta final de ‘Verão 90’. Além do tórrido romance com Quinzão (Alexandre Borges), as brigas com Cedete [Mercedes, interpretada por Totia Meirelles] estão valendo, ainda, conferir os últimos capítulos da novela.

A cena exibida no capítulo de ontem (4) onde Lidiane confessa à Manuzita que foi a responsável pela separação de João quando ele estava preso foi emocionante. O tom bem humorado deu lugar à uma mãe arrependida e preocupada com a felicidade da filha, apesar do seu jeito torto.

Verão 90 fica no ar até 26 de julho.

Com Eduardo Moura
Jornalista e editor do blog AudiênciaCarioca. Clique e saiba tudo sobre o que movimenta as mídias do Rio. Curta nossas Redes Sociais: Facebook e Twitter

Sobre Eduardo Moura 490 Artigos
Jornalista e editor do blog Audiência Carioca. Clique e saiba tudo sobre o que movimenta as mídias do Rio.