Jornal Nacional dá destaque à batalha do Paulo Gustavo pela vida

Internado desde o dia 13 de março, no hospital no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, o ator Paulo Gustavo trava uma luta pela vida. O Jornal Nacional falou pela primeira vez sobre o caso neste sábado (3).

Ontem (2),os médicos confirmaram que o estado do humorista é gravíssimo e que foi necessário submetê-lo a uma terapia chamada de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea).

A Oxigenação por Membrana Extracorporal (ECMO) é uma técnica de suporte de vida extra corporal em doentes com falência cardiovascular ou pulmonar. O processo utiliza uma bomba para fazer circular o sangue por meio de um pulmão artificial fora do corpo, regressando à corrente sanguínea. Veja a estrutura deste aparelho a seguir:

Aparelho ECMO – Imagem: Reprodução

O JN fez uma matéria de pouco mais de dois minutos para informar a gravidade do estado do ator. “Amigos, parentes e fãs do ator estão fazendo uma corrente nas redes sociais pela melhora dele”, iniciou Flávio Fachel, ao chamar a matéria assinada pelo repórter Chico Regueira.

Leia também:

Foram reproduzidas mensagens de apoio de Ivete Sangalo, Tatá Werneck, Carolina Dieckmann, Mônica Martelli, Isis Valverde e Elza Soares.

Ainda exibiram os pedidos de oração e apelos de Déa Lúcia e Júlio Marcos, pais de Paulo Gustavo. O desabafo de Thales Bretas, marido do humorista, foi lido na íntegra. O dermatologista postou uma foto no Instagram, ontem à noite (2), e fez uma outra postagem neste sábado. Os dois são pais de gêmeos Gael e Romeu, de um ano e oito meses.

OPINIÃO

Este colunista questionou o tom usado na reportagem em sua rede social: Matéria no #JN sobre o #PauloGustavo teve uma abordagem diferente. O tom da reportagem é para alguma notícia ruim. Estão preparando o pior, infelizmente. A Globo é cautelosa e é a primeira vez que uma matéria foi exibida informando detalhes de um artista internado. A impressão é para não “pegar” ninguém de surpresa.

Internautas concordaram com a postagem: ”Eu também senti a matéria com um tom diferente… Nunca vi fazerem uma matéria assim pra alguém que estava internado por covid[-19]”, disse Fred.

A assessoria de imprensa de Paulo Gustavo divulgou uma nota às 21h42, repetindo o que foi dito na nota divulgada na sexta-feira (2).

Paulo Gustavo continua com a terapia por ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) na UTI. A assessoria de imprensa do ator afirmou ao UOL que o quadro segue conforme divulgado anteriormente.

Em ventilação mecânica desde domingo (21), no Rio de Janeiro, o ator chegou a apresentar sinais de melhora, mas devido ao agravamento do quadro clínico, teve que evoluir à terapia por ECMO”, informou.

Inscreva-se no canal do Aqui tem Fofoca no YouTube para conferir nossas ‘lives’ e vídeos diários!

Sobre Guilherme Beraldo 2743 Artigos
Guilherme Beraldo é jornalista e assina os sites 'Portal 4' e 'Aqui Tem Fofoca'. Crítico de TV, participou dos programas 'A Tarde É Sua', 'Mulheres', 'Versátil e Atual' e 'Conexão'. Siga-me no Twitter: @beraldotv