Alckmin vai deixar o PSDB

Imagem: Reprodução Internet

Um dos fundadores do PSDB, Geraldo Alckmin deverá deixar o partido nas próximas semanas.

Sentindo-se desprestigiado, Alckmin já anunciou que deseja concorrer à Presidência da República, em 2022. Entretanto, o partido ainda não definiu quem será o o seu cabeça de chave na disputa.

João Dória, governador de São Paulo, defende que o candidato do partido precisa estar bem colocado em pesquisas, quebrando uma tradição de indicação de prévias, ocorridas desde a fundação do partido, em 1988.

Alckmin foi deputado, governador de São Paulo e candidato à presidência em 2006 e 2018. No último pleito, ele terminou em quarto lugar com apenas 5% dos votos. Trata-se do pior desempenho do PSDB em uma disputa presidencial. De 1994 até 2014, o partido sempre esteve entre os dois candidatos mais votados ao cargo máximo do executivo.

Há 26 anos no partido, Alckmin se sente traído e encurralado pelo grupo formado por Dória. O PSDB não quer repetir sua candidatura. O partido ainda não definiu quem disputará às prévias.

Rodrigo Garcia, vice-governador de SP, poderá assumir o Palácio dos Bandeirantes em abril, caso Dória seja o escolhido do partido para a eleição federal.

Internamente, fontes ligadas garantem que João Dória não será o candidato do PSDB à presidência em 2022.

O nome de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, desponta na preferência dos veteranos e dos líderes do partido ao cargo de presidente da República. Esta semana, Leite assumiu sua homossexualidade no Conversa com Bial.

Alckmin já sinaliza a possibilidade de se filiar ao DEM e, assim, tornar-se rival direto de Dória e aliado de ACM Neto.

Segundo a revista Veja, Geraldo Alckmin sinaliza conversas com outras alianças para fixar sua candidatura.

Para o pleito de 2022, são apontados como pré-candidatos: Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (sem partido), Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Luiz Henrique Mandetta (DEM).

FORA DA DISPUTA

Vale lembrar que Luciano Huck desistiu da candidatura e renovou contrato com a TV Globo. Ele assumirá os domingos da Globo em 2022, no lugar de Faustão, que está de mudança para a Band.

Leia também:

Inscreva-se no canal do Aqui tem Fofoca no YouTube para conferir nossas ‘lives’ e vídeos diários!

Siga Guilherme Beraldo no InstagramTwitter e Facebook.

Sobre Guilherme Beraldo 4679 Artigos
Guilherme Beraldo é jornalista , MTB: 90925, editor chefe, SEO e criador do site 'Aqui Tem Fofoca'. Crítico de TV, participou dos programas 'A Tarde É Sua', 'Mulheres', 'Versátil e Atual' e 'Conexão'. O Aqui tem Fofoca ganhou uma nova roupagem e um novo logo, acrescentamos o ''News''. A notícia não para.