PUBLICIDADE

Justiça anula venda do canal 32 e adia planos da TV Jovem Pan

Guilherme Beraldo

22/08/2021
Atualização:23 ago 2021 às 15:08

Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, anulando venda do canal 32 de São Paulo feita pela MTV à Spring, emperrou os planos da Jovem Pan.

A Justiça cassou a concessão do canal 32, atualmente ocupado pela Loading, levando a frequência a um futuro processo licitatório.

A TV Jovem Pan estava próxima de assumir o canal. Entretanto, os planos de lançamento na TV aberta para setembro deverão ser adiados.

Segundo entendimento do TRF-3, a venda/transferência do serviço do Grupo Abril para a Spring, em 2013, foi considerada inválida.

Uma ação do Ministério Público Federal (MPF) denunciando processos irregulares de venda do canal foi acolhida no ano passado.

As emissoras de TVs são concessões públicas e seus repasses precisam ser aprovados pelo Congresso Nacional e ter a sanção do Governo Federal. A justiça entende que o trâmite ocorrido no canal 32 em 2013 não obedeceu o rito completo.

As empresas envolvidas foram condenadas a pagar uma indenização por danos morais coletivos: multa de R$ 29 milhões.

O processo estava parado na justiça por um pedido de revisão feito pelo Grupo Abril.

LOADING TERÁ QUE SAIR DO AR IMEDIATAMENTE

A ação não cabe mais recurso à nenhuma instância, nem mesmo no STF (Supremo Tribunal Federal). A decisão requer que o canal saia do ar imediatamente.

CANAL 32 VOLTA PARA O MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

Desta forma, o canal 32, que abrigou a extinta MTV Brasil, voltará para as mãos do Ministério das Comunicações.

A Jovem Pan, que é “abraçada” ao Governo Bolsonaro, terá que voltar às negociações.

Com a cassação da venda de 2013, as negociações subsequentes perdem valor e o canal volta ao Ministério das Comunicações.

Agora, a Jovem Pan precisará passar pelos processos de licitação pública para conseguir o canal e enfrentar possíveis concorrentes.

Tutinha, dono da Jovem Pan, esteve na Loading, em maio, acompanhado de Fábio Faria, atual Ministro das Comunicações.

O encontro aconteceu um dia antes da demissão geral, que deu praticamente fim ao canal.

Siga Guilherme Beraldo no InstagramTwitter e Facebook.

Guilherme Beraldo

Guilherme Beraldo é jornalista , MTB: 90925, editor chefe, SEO e criador do site 'Aqui Tem Fofoca'. Crítico de TV, participou dos programas 'A Tarde É Sua', 'Mulheres', 'Versátil e Atual' e 'Conexão'. O Aqui tem Fofoca ganhou uma nova roupagem e um novo logo, acrescentamos o ''News''. A notícia não para.