Pix: Banco Central anuncia limite de transferências para evitar golpes

Pix: Banco Central anuncia limite de transferência

Nesta sexta-feira (27), o Banco central anunciou que criará um limite de transferências via Pix. O objetivo é aumentar a segurança e reduzir a vulnerabilidade dos sistemas às ações de criminosos.

Há uma série de mudanças nas regras dos pagamentos e transferências eletrônicas.O limite determinado para o Pix, cartões de débito e TED (transferência Eletrônica Disponível) entre pessoas físicas e microempreendedor individual será de R$ 1 mil entre às 20h e 6h, inclusive para transações entre contas do mesmo banco.

O Pix é um novo meio de pagamento, lançado em novembro do ano passado. Nos últimos meses, bandidos se aproveitaram da facilidade da transação para poder aplicar golpes ou pedir que vítimas transferissem quantias rapidamente durante roubos e sequestros.

O Banco Central pretende estabelecer prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para efetivação de pedido do usuário, para aumento de limites de transação.

BANCO CENTRAL EXPLICA

Em conjunto, essas medidas, bem como a possibilidade de os clientes colocarem os limites de suas transações em zero, aumentam a proteção dos usuários e contribuem para reduzir o incentivo ao cometimento de crimes contra a pessoa utilizando meios de pagamento, visto que os baixos valores a serem eventualmente obtidos em tais ações tendem a não compensar os riscos.

Os mecanismos de segurança presentes no Pix e nos demais meios de pagamento não são capazes de eliminar por completo a exposição de seus usuários a riscos, mas com o trabalho conjunto do Banco Central, das instituições reguladas, das forças de segurança pública e dos próprios usuários, será possível mitigar ainda mais a ocorrência de perdas.

Leia também:

Inscreva-se no canal do Aqui tem Fofoca no YouTube para conferir nossas ‘lives’ e vídeos diários!

Siga Guilherme Beraldo no InstagramTwitter e Facebook.

Advertisement
Sobre Guilherme Beraldo 4896 Artigos
Guilherme Beraldo é jornalista , MTB: 90925, editor chefe, SEO e criador do site 'Aqui Tem Fofoca'. Crítico de TV, participou dos programas 'A Tarde É Sua', 'Mulheres', 'Versátil e Atual' e 'Conexão'. O Aqui tem Fofoca ganhou uma nova roupagem e um novo logo, acrescentamos o ''News''. A notícia não para.