PUBLICIDADE

Os Simpsons perde espaço na TV paga para alavancar streaming

Guilherme Beraldo

20/09/2021
Atualização:21 set 2021 às 20:12

Com 32 temporadas, o seriado Os Simpsons caminha para deixar a TV Paga no Brasil em um futuro próximo.

A partir desta semana, o Star+ está se movimentando para iniciar a retirada do seriado da programação diária do Star Channel.

Todas as temporadas estão disponíveis no catálogo.

A retirada da TV Paga é uma estratégia para alavancar o serviço de streaming.

Exibido por anos pela FOX, Os Simpsons sempre foi um sucesso de audiência do canal.

Agora, a série será exibida apenas aos domingos, por volta das 17h, e às segundas-feiras, às 22h30, em quatro episódios.

TAPA-BURACO E INFORMECIAIS

O Star Channel será mais um canal de filmes reprisados exaustivamente. Pela divulgação, de terça a sábado, toda a grade entre 22h e 6h da manhã será composta por filmes exaustivamente exibidos, os famosos “todo mundo já viu”.

Os telespectadores podem guardar a pipoca, porque o canal vai colocar os clássicos neste horário.

Das 6h às 8h da manhã, o canal vai reexibir e revezar seriados como Arquivo X e Como Eu Conheci Sua Mãe. Na sequência, das 8h às 10h da manhã, o Star Channel interrompe sua programação para exibir informeciais.

NOVO MERCADO

Visando o mercado, a Disney já tinha dado um alerta que o ciclo de Os Simpsons na televisão por assinatura estava chegando ao fim.

Recentemente, o Star+ estreou com exclusividade a 32ª temporada da “família amarela”, que, dificilmente, deve chegar à TV.

O mesmo aconteceu com os episódios finais de The Walking Dead, que estão restritos aos assinantes do Star+.

A Disney tem planejado o encerramento de diversas das suas emissoras. Esta movimentação deverá atingir o Brasil no começo de 2022.

Em janeiro, acaba a decisão que determinava a manutenção de operação dos canais Fox Sports em solo brasileiro.

O SIMPSONS NA TV ABERTA

Os Simpsons na TV Aberta é um sonho mais distante ainda. Não tem previsão de mercado ou compra dos direitos por nenhuma rede.

A Globo foi a primeira emissora a ter os direitos de exibição, colocando o seriado às 10h25 nos finais de semana.

Em 1997, Os Simpsons ganhou o horário nobre através do SBT, com exibição de segunda a sexta-feira, após a novela Ossos do Barão.

Na emissora de Silvio Santos, o produto “sambou” na grade de programação, passando por vários horários e sempre incomodando a Globo.

Em 2003, uma briga cinematográfica envolveu o SBT e a Globo e os grandes estúdios. Na época, o canal de Anhanguera pressionava a Warner para tirar Os Flinststones e Scooby-Doo da Globo.

A emissora carioca detinha em mãos o contrato com a Universal Studios e a Fox, revidando o ataque e tirando Os Simpsons do SBT.

CHEGADA NA BAND E SAÍDA DEFINITIVA

Em novembro de 2012, a Band adquiriu os direitos de transmissão de Os Simpsons.

Novamente, o seriado ganhou espaço na TV Aberta, em janeiro de 2013. A exibição ocorreu em diversos horários: manhã, tarde, noite e madrugada. A produção virou um “coringa” do canal e sempre registrou bons índices.

Em 2018, a estadia de Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie no Morumbi chegou ao fim.

O preço para renovar os direitos teve um acréscimo de, ao menos, 35%, fazendo com a que a produção deixasse a TV Aberta.

Guilherme Beraldo

Guilherme Beraldo é jornalista , MTB: 90925, editor chefe, SEO e criador do site 'Aqui Tem Fofoca'. Crítico de TV, participou dos programas 'A Tarde É Sua', 'Mulheres', 'Versátil e Atual' e 'Conexão'. O Aqui tem Fofoca ganhou uma nova roupagem e um novo logo, acrescentamos o ''News''. A notícia não para.