PUBLICIDADE

WhatsApp, Facebook e Instagram: o que se sabe sobre a pane global que derrubou as redes

Guilherme Beraldo

04/10/2021
Atualização:05 out 2021 às 15:17

O mundo inteiro parou nesta segunda-feira, 4 de outubro. Em todos os continentes, usuários relataram problemas e instabilidade no uso de WhatsApp, Facebook e Instagram, redes sociais sob comando da empresa Facebook, de Mark Zuckerberg.

O impacto potencial atingiu 3,5 bilhões de usuários, segundo estimativa. A informação é da agência France Press.

No Brasil, as redes sociais começaram a sair do ar por volta das 12h30 (horário de Brasília) e boa parte do serviço do Facebook e Instagram voltaram ao normal por volta das 19h. 

Ainda há relatos de pessoas que não estão conseguindo acessar o FacebookInstagram.

DNS PODE TER SIDO O PROBLEMA

No inicio da tarde, a página do Facebook mostrava uma falha de Domain Name System (DNS). A sigla representa o servidor que direciona os usuários aos destinos durante a navegação.

Podemos comparar o DNS a uma lista telefônica ou a uma corrente de contatos, levando os navegadores ao sistema do site que está sendo procurado.

O próprio Facebook controla suas configurações. Acredita-se que o problema seja interno, segundo especialistas ouvidos pela agência Reuters.

A possibilidade de ação hacker é considerada remota, uma vez que exigiria uma grande coordenação entre poderosos grupos de hacking ou técnicas extremamente inovadoras. Nenhum grupo reivindicou os ataques.

É raro que esse tipo de problema afete gigantes da tecnologia, como o Facebook, e permaneça sem solução por muito tempo.

Em meio ao caos virtual, as ações do Facebook caíram quase 5% na Bolsa de Nova York.

VOLTANDO AO NORMAL

Às 19h30, boa parte dos usuários relataram que o Facebook havia retornado. O Instagram ainda tem uma instabilidade.

O WhatsApp retornou às 20h, horário de Brasília.

Guilherme Beraldo

Guilherme Beraldo é jornalista , MTB: 90925, editor chefe, SEO e criador do site 'Aqui Tem Fofoca'. Crítico de TV, participou dos programas 'A Tarde É Sua', 'Mulheres', 'Versátil e Atual' e 'Conexão'. O Aqui tem Fofoca ganhou uma nova roupagem e um novo logo, acrescentamos o ''News''. A notícia não para.