04/10/2021 - updated: 05 out 2021 às 15:17
O mundo inteiro parou nesta segunda-feira, 4 de outubro. Em todos os continentes, usuários relataram problemas e instabilidade no uso de WhatsApp, Facebook e Instagram, redes sociais sob comando da empresa Facebook, de Mark Zuckerberg.
O impacto potencial atingiu 3,5 bilhões de usuários, segundo estimativa. A informação é da agência France Press.
No Brasil, as redes sociais começaram a sair do ar por volta das 12h30 (horário de Brasília) e boa parte do serviço do Facebook e Instagram voltaram ao normal por volta das 19h.
Ainda há relatos de pessoas que não estão conseguindo acessar o Facebook e Instagram.
No inicio da tarde, a página do Facebook mostrava uma falha de Domain Name System (DNS). A sigla representa o servidor que direciona os usuários aos destinos durante a navegação.
Podemos comparar o DNS a uma lista telefônica ou a uma corrente de contatos, levando os navegadores ao sistema do site que está sendo procurado.
O próprio Facebook controla suas configurações. Acredita-se que o problema seja interno, segundo especialistas ouvidos pela agência Reuters.
A possibilidade de ação hacker é considerada remota, uma vez que exigiria uma grande coordenação entre poderosos grupos de hacking ou técnicas extremamente inovadoras. Nenhum grupo reivindicou os ataques.
É raro que esse tipo de problema afete gigantes da tecnologia, como o Facebook, e permaneça sem solução por muito tempo.
Em meio ao caos virtual, as ações do Facebook caíram quase 5% na Bolsa de Nova York.
Às 19h30, boa parte dos usuários relataram que o Facebook havia retornado. O Instagram ainda tem uma instabilidade.
O WhatsApp retornou às 20h, horário de Brasília.