Política: Enem com a ”cara do governo”. Bolsonaro teve acesso prévio à prova

Enem
Enem

Após a polêmica declaração de que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), teria a ”cara do governo” aliados do Bolsonaro estão afirmando que o presidente (sem partido) teve acesso prévio à prova, que acontece nos próximos dias 21 e 28 de novembro. 

Em sua viagem para Dubai, Bolsonaro em entrevistas a jornalistas disse que o exame agora ‘‘começa a ter a cara do seu governo”.

A fala do presidente correu Brasília e levantou discussões entre apoiadores, o centrão e partidos de esquerda estão convictos que Bolsonaro teve acesso prévio à prova, que deve ser sigilosa, sendo assim, ele sabe o teor das questões e por isso soltou a frase para o seu eleitorado.

Governo Bolsonaro cortou questões do Enem.

No meio da repercussão da fala do presidente Bolsonaro, o jornal Estado de São Paulo publicou hoje que a gestão ”Bolsonaro” cortou questões que serão aplicados a partir do próximo domingo.

Segundo a reportagem, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) passou a imprimir a prova previamente neste ano com a intenção de que mais pessoas tivessem acesso ao exame antes da aplicação. O que facilitaria o acesso ao Ministro da Educação Milton Ribeiro e do ”clã” bolsonarista.

Ainda de acordo com o jornal, 24 questões, consideradas “sensíveis”, foram retiradas após uma “leitura crítica”. A reportagem não especifica o teor destas perguntas.

Ministro nega interferência no ENEM

Em entrevista a CNN Brasil, o Ministro Milton Ribeiro negou qualquer interferência do governo na prova do Enem e amenizou a exoneração de 30 funcionários de seus cargos.

“As provas foram impressas há meses, já foram encaminhadas. Não há como interferir nem eu, nem o presidente do Inep, nem o presidente da República. Então, essa ideia de que houve interferência é uma narrativa de quem quer politizar a educação”, declarou.

Por diversas vezes na entrevista, o Ministro declarou que o exame precisa ter questões técnicas e não de “cunho ideológico”.

LEIA TAMBÉM:

Sobre Guilherme Beraldo 4693 Artigos
Guilherme Beraldo é jornalista , MTB: 90925, editor chefe, SEO e criador do site 'Aqui Tem Fofoca'. Crítico de TV, participou dos programas 'A Tarde É Sua', 'Mulheres', 'Versátil e Atual' e 'Conexão'. O Aqui tem Fofoca ganhou uma nova roupagem e um novo logo, acrescentamos o ''News''. A notícia não para.