Último programa infantil da TV aberta comercial está com os dias contatos

Guilherme Beraldo

17/03/2022 - updated: 18 mar 2022 às 14:43

Imagem: Divulgação / SBT

A programação infantil na TV aberta está morrendo. Último programa infantil diário de uma grande rede comercial, o Bom Dia e Cia sobrevive na programação do SBT.

O formato perdeu praticamente metade da audiência na Grande São Paulo em dez anos.

Mesmo sem concorrência na TV aberta, o programa do SBT é apenas o terceiro colocado no Ibope.

A competição com a TV paga e as restrições à publicidade infantil explicam a fuga de público e a falta de investimento das emissoras.

Em 2004, Globo, SBT e Record mantinham atrações infantis na faixa da manhã. Naquele ano, o Bom Dia & Cia registrou média de 8,2 pontos, segundo dados consolidados do Ibope.

O programa beliscava a liderança da audiência e incomodava a Globo (8,6). A Record fechava em terceiro, com 2,9. Na época, cada ponto de audiência equivalia a 49,5 mil domicílios na Grande São Paulo.

O tempo mudou e o cenário também. A Record trocou desenhos pelo Hoje Em Dia. A Globo extinguiu a TV Globinho da grade diária e criou um programa de variedades: o Encontro com Fátima Bernardes.

Sem concorrência direta, o Bom Dia & Cia caiu 76% em perda de público. Atualmente, o infantil tem média anual de 3,2 pontos e fica atrás da Record, que cresceu quase 59% no período e acumula 4,6 pontos.

FORMATO BATIDO: PRINCIPAL ERRO

Desde 2006, o Bom Dia & Cia é praticamente o mesmo: crianças telefonam para o SBT, participam de brincadeiras e concorrem a prêmios através de uma roleta.

Silvio Santos tem um xodó pelo programa. Resta saber até quando vai a paciência do “Patrão” com índices tão baixos e sem faturamento nenhum.

A TV Cultura e TV Brasil são as únicas TVs fora do “eixo-comercial” que dedicam boa parte da programação para crianças. As maiores audiências da TV pública paulistana são de desenhos.

A TV Brasil chega ao 5º lugar em determinados momentos exibindo produtos para as crianças.

Siga o Aqui tem Fofoca nas redes sociais:

Instagram: @aquitemfofocaoficial

Twitter: @beraldotv

Facebook: Aqui Tem Fofoca

 

Guilherme Beraldo

Guilherme Beraldo é jornalista , MTB: 90925, editor chefe, SEO e criador do site 'Aqui Tem Fofoca'. Crítico de TV, participou dos programas 'A Tarde É Sua', 'Mulheres', 'Versátil e Atual' e 'Conexão'. O Aqui tem Fofoca ganhou uma nova roupagem e um novo logo, acrescentamos o ''News''. A notícia não para.