17/03/2022 - updated: 18 mar 2022 às 14:43
A programação infantil na TV aberta está morrendo. Último programa infantil diário de uma grande rede comercial, o Bom Dia e Cia sobrevive na programação do SBT.
O formato perdeu praticamente metade da audiência na Grande São Paulo em dez anos.
Mesmo sem concorrência na TV aberta, o programa do SBT é apenas o terceiro colocado no Ibope.
A competição com a TV paga e as restrições à publicidade infantil explicam a fuga de público e a falta de investimento das emissoras.
Em 2004, Globo, SBT e Record mantinham atrações infantis na faixa da manhã. Naquele ano, o Bom Dia & Cia registrou média de 8,2 pontos, segundo dados consolidados do Ibope.
O programa beliscava a liderança da audiência e incomodava a Globo (8,6). A Record fechava em terceiro, com 2,9. Na época, cada ponto de audiência equivalia a 49,5 mil domicílios na Grande São Paulo.
O tempo mudou e o cenário também. A Record trocou desenhos pelo Hoje Em Dia. A Globo extinguiu a TV Globinho da grade diária e criou um programa de variedades: o Encontro com Fátima Bernardes.
Sem concorrência direta, o Bom Dia & Cia caiu 76% em perda de público. Atualmente, o infantil tem média anual de 3,2 pontos e fica atrás da Record, que cresceu quase 59% no período e acumula 4,6 pontos.
Desde 2006, o Bom Dia & Cia é praticamente o mesmo: crianças telefonam para o SBT, participam de brincadeiras e concorrem a prêmios através de uma roleta.
Silvio Santos tem um xodó pelo programa. Resta saber até quando vai a paciência do “Patrão” com índices tão baixos e sem faturamento nenhum.
A TV Cultura e TV Brasil são as únicas TVs fora do “eixo-comercial” que dedicam boa parte da programação para crianças. As maiores audiências da TV pública paulistana são de desenhos.
A TV Brasil chega ao 5º lugar em determinados momentos exibindo produtos para as crianças.
Instagram: @aquitemfofocaoficial
Twitter: @beraldotv
Facebook: Aqui Tem Fofoca