Redes sociais do Aqui Tem Fofoca
Imprensa

BandNews dá aula de jornalismo na cobertura da morte do Papa Bento XVI

Publicado

/

Com uma equipe reduzida e muito focada na política neste fim de ano, a BandNews deu uma aula de jornalismo na cobertura da morte do Papa Emérito Bento XVI, nas primeiras horas da manhã deste sábado, 31 de dezembro.

Coube ao jornalista Cassius Zeilmann entrar ao vivo, às 6h57, com a informação em tempo real. Na sequência, a emissora começou a repercutir o falecimento do religioso com imagens direto do Vaticano.

A BandNews foi a segunda TV brasileira a trazer o conteúdo direto da sede da Igreja Católica, com imagens e repercussão da morte do Papa Emérito.

Cobrir mortes não é tarefa fácil. Passei por esta experiência em 2016, quando estava ao vivo no A Tarde É Sua e soubemos da morte de Domingos Montagner (1962-2016). O ator estava no auge de sua carreira e dava vida a Santo, de Velho Chico, novela das nove da Globo.

Na ocasião, Sonia Abrão, com toda a sua experiência e jogo de cintura, soube lidar com a chegada das informações de última hora com muita sensibilidade e responsabilidade. A jornalista Márcia Piovesan também compunha a bancada.

Publicidade

Assustados, ficamos os dois apurando as primeiras notícias que chegavam direto de Canindé de São Francisco, no Sergipe. Domingos desapareceu durante um banho no Rio São Francisco. Ele estava na companhia da atriz Camila Pitanga, sua colega de novela.

Em meio a um fim de ano tumultuado, onde há redução de pessoal nas redações, além do noticiário quente, com a morte de Pelé (1940-2022) e a cobertura da posse de Lula neste domingo (1º), o Grupo Bandeirantes mostrou como se faz o jornalismo ‘hard’, ao vivo e imediato.

Rapidamente, o correspondente Felipe Kieling entrou ao vivo, direto de Londres, com as primeiras informações da repercussão da morte de Bento XVI na Europa. O jornalista Eduardo Castro reforçou o apoio à cobertura nos estúdios, em São Paulo.

Estudioso, Castro tem um vasto conhecimento de todos os papas, datas, fatos históricos e, espontaneamente, deu uma aula de história aos assinantes. A bagagem cultural fez toda a diferença.

A BandNews trouxe os primeiros detalhes do velório, de todo o rito que será feito pelo Vaticano até 5 de janeiro, data do sepultamento de Bento XVI.

Publicidade

Com louvor, Diego Sarza segurou muito bem a cobertura após as 10h, mantendo uma boa audiência e entrevistando religiosos e autoridades de peso. O jornalista manteve o mesmo patamar dos colegas antecessores.

CONCORRÊNCIA DORMIU NO PONTO.

Com toda a sua estrutura, a GloboNews foi a primeira televisão a noticiar o fato, às 6h51.

A CNN Brasil entrou com um “off” (material pré-gravado) narrado pela jornalista Carol Nogueira. Apesar do talento da jornalista, a decisão da emissora foi considerada um erro inadmissível da emissora. Especialmente, por carregar o slogan de “maior” canal de notícias do mundo.

Para piorar a situação, a CNN demorou mais de 40 minutos para se “conectar” com a CNN americana, ficando nesse vácuo sem imagens do Vaticano.

Tudo foi feito às pressas e com a ajuda de estagiários, já que a maioria dos produtores foram demitidos no “passaralho” que demitiu mais de 130 profissionais.

Publicidade

GLOBONEWS PAROU A COBERTURA

Sem maior explicação, a GloboNews parou a cobertura do factual para reprisar a Retrospectiva 2022, às 9h.

Foi neste momento que o canal da Band nadou de braçada na liderança de audiência, chegando a bater o canal por mais de horas. Os dados consolidados serão divulgados na quarta-feira, 4 de janeiro.

A Record News dormiu no ponto e ficou horas com programas de pássaros azuis e amêndoas. Por ser uma emissora ligada à Igreja Universal, o fato foi ignorado com louvor.

Fique por dentro do Aqui tem Fofoca.

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @beraldotv no Instagram.

Publicidade