Redes sociais do Aqui Tem Fofoca
Séries

Chaves e Chapolin voltam à TV depois de quatro anos fora do ar

Publicado

/

Chaves

As séries Chaves (1973-1980) e Chapolin (1973-1979), criadas por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), voltarão à TV nos Estados Unidos. A partir de 23 de setembro, os clássicos da televisão mexicana serão transmitidos pela rede UniMás, voltada para o público latino e pertencente à Univision. A plataforma de streaming ViX também disponibilizará os episódios. No Brasil, ainda não há previsão de retorno das séries.

 

Leia também

Em julho de 2020, as séries foram retiradas do ar em todo o mundo, inclusive no SBT e no Multishow, devido a um impasse entre o Grupo Televisa, dono dos direitos de exibição dos episódios, e o Grupo Chespirito, responsável pelos direitos intelectuais da obra de Bolaños. O problema jurídico impediu que Chaves e Chapolin continuassem sendo exibidos nas emissoras e em plataformas de streaming como o Prime Video, onde estavam disponíveis.

 

Chaves

Chaves

 

A decisão de reexibir as séries nos Estados Unidos foi anunciada no sábado (7), pela UniMás. A emissora, voltada para homens de 18 a 35 anos e com conteúdo em espanhol, transmitirá Chaves diariamente às 7h (no horário local de Nova York). Já Chapolin será exibido à meia-noite. O público poderá acessar os episódios também no ViX, que chegou a operar no Brasil, mas encerrou suas atividades no país no primeiro semestre deste ano.

Publicidade

No Brasil, o SBT tem demonstrado interesse em voltar a exibir Chaves e Chapolin. Daniela Beyruti, vice-presidente da emissora, afirmou que a empresa tem mantido conversas com a família de Bolaños na tentativa de trazer os personagens de volta, inclusive como parte do catálogo do +SBT, serviço de streaming gratuito lançado em meados de agosto. No entanto, até o momento, as negociações não avançaram.

 

Leia também

A saída de Chaves da programação brasileira gerou descontentamento entre os fãs. O SBT, emissora que mais exibiu o programa no Brasil, desde sua estreia em 1984, foi um dos mais afetados pela disputa entre Televisa e o Grupo Chespirito. Além disso, o Multishow, que detinha os direitos de exibição no Brasil até 2020 na TV por assinatura, também precisou interromper a transmissão de ambas as séries.

 

A volta das produções no mercado norte-americano reacende a esperança de que as séries voltem a ser exibidas no Brasil. O SBT, que tem enfrentado queda de audiência e dificuldades financeiras, busca alternativas para atrair o público e recuperar o faturamento, e Chaves poderia ser uma aposta estratégica para a emissora. Com a reexibição nos Estados Unidos, o mercado brasileiro aguarda um avanço nas negociações.

Publicidade