Diretor de teledramaturgia, José Luiz Villamarim garante que ”terá mais remakes”
Em entrevista ao jornalista Gabriel Vaquer, da Folha de São Paulo, José Luiz Villamarim, diretor de teledramaturgia da Globo, discutiu o cenário atual e futuro da dramaturgia na emissora. Villamarim, que assumiu o cargo em 2021 após uma crise interna que resultou na demissão de Silvio de Abreu, destacou seu apreço por remakes e a importância de renovar o elenco e lançar novos autores.
Leia também
- Ana Hickmann fecha contrato com a RedeTV! e assumirá dominical em 2025
- Flavia Alessandra negocia participação na novela Êta Mundo Bom!
- Após chorar no SBT, Patricia Abravanel recebe o apoio da mãe
- Fim de um ciclo: Adriana Esteves pensa em parar de fazer novelas
- Debate na Gazeta: Datena deixa pulpito e parte para cima de Pablo Marçal
- Programa de Lucas Guimarães é cancelado pelo SBT
Remakes e Clássicos
Villamarim expressou seu entusiasmo por remakes, mencionando seu histórico com produções como “Anjo Mau” (1997), “Cabocla” (2004) e “O Rebu” (2014). Ele afirmou que a vasta dramaturgia da Globo, construída ao longo de 60 anos, oferece uma rica fonte de material a ser revisitado. “Sou fã de remake. Já fiz ‘Anjo Mau’, ‘Cabocla’ e ‘O Rebu’. A gente tem uma dramaturgia de 60 anos, e que está aí pra gente usar. Mal comparando com Shakespeare e companhia, são textos clássicos. O Benedito [Ruy Barbosa] é um clássico”, disse Villamarim. Ele confirmou que a releitura de “Vale Tudo” está prevista para 2025, ano em que a Globo celebra seu 60º aniversário.
Renovação do Elenco
Villamarim destacou a dificuldade de escalar atores devido à redução do banco de elenco da emissora, causada por questões de mercado. No entanto, ele enfatizou a importância de renovar o elenco e lançar novos talentos. “Nós estamos renovando o nosso elenco. Sempre gostei de lançar gente. Mas não vamos deixar de ofertar grandes nomes. E a gente oferta”, afirmou.
Novos Autores
O diretor mencionou alguns dos novos autores que estão sendo preparados para futuras produções. “Tem o Elisio Lopes Jr, que está trabalhando com Rosane Svartman em ‘Elas Fazem Direito’ e que foi fundamental para estruturar e conceituar ‘Amor Perfeito’ (2023). Tem o Juan Julian, um menino novo que já fez um filme conosco e apresentou projetos. Temos também a Renata Martins e a Jaque Souza, do ‘Histórias Impossíveis’, que estavam na oficina de novos autores de novelas e vão apresentar projetos. Tem a Cleissa Regina Martins, que fez especial de Natal, ‘Terra e Paixão’ (2023) e também concorrendo a vaga para uma novela. Tem Renata Andrade e Thaís Pontes, de ‘Encantado’s’, também. E Dino Cantelli, de ‘Vítimas do Dia’. Fiquem de olho.”
Villamarim também mencionou que a Globo realiza oficinas para novos roteiristas, mas ressaltou que para escrever novelas das nove, é necessário passar pelas produções das seis ou das sete. “Fiz uma oficina das 18h e estou fazendo para as 19h. Mas novela das nove não, porque pra fazer novela das nove, tem que passar antes pela das seis ou das sete.”