Redes sociais do Aqui Tem Fofoca
Audiência

Em quatro anos, CNN Brasil já perdeu oito em cada dez telespectadores

Publicado

/

CNN Brasil, William Waack

Há quatro anos anos no ar, a CNN Brasil não tem muito o que comemorar no quesito audiência. O canal de notícias não conseguiu se impor diante das concorrentes e corre o risco de terminar o ano sem nunca ter vencido a GloboNews e a Record News no Painel Nacional de Televisão, que afere a preferência dos telespectadores de 15 grandes centros metropolitanos do país. Além disso, a emissora também está em vias de perder o terceiro lugar do gênero para a Band News TV, que já ocupa essa posição no horário nobre.

Veja também: William Bonner prolonga contrato com a Globo e emissora “congela” salário

Aliás, veja também: Adriane Galisteu fala sobre descoberta de doença autoimune que a fez perder parte da audição

A reportagem do Aqui tem Fofoca teve acesso a um levantamento exclusivo que revela que a CNN Brasil perdeu oito de cada dez telespectadores em seus primeiros quatronos. O canal teve seus melhores índices de audiência em abril de 2020, seu segundo mês no ar, em que teve a sintonia de 91.411 telespectadores por minuto. O pior índice, por sua vez, foi obtido em fevereiro de 2024: apenas 28.552 pessoas acompanharam a programação da emissora a cada minuto, o que indica uma queda de 69% na comparação com o mês em que a rede foi mais sintonizada.

Em seus primeiros dois anos, o canal de notícias acumulou média de 49.341 telespectadores por minuto no Painel Nacional de Televisão: é menos da metade da Record News, acompanhada por 105.219 pessoas por minuto no mesmo período. A desvantagem fica ainda maior na comparação com a GloboNews, líder absoluta do setor até dezembro do ano passado: a emissora da Globo teve a sintonia de 161.664 telespectadores por minuto no país, mais do que o triplo da TV com sede na Avenida Paulista.

Publicidade

Em suma, confira: Andreia Sadi ganha apelido ”preverso” na GloboNews

Distante da disputa pela terceira colocação, a audiência dos canais de notícias é polarizada por dois extremos. A Record News e a GloboNews tem disputado a liderança do gênero de maneira cada vez mais ferrenha, e o canal de notícias da Record conseguiu levar a melhor pelo terceiro mês seguido em fevereiro, por 0,20 a 0,19 ponto de média — a primeira, vale salientar, conta com vantagem por também ser transmitida na TV aberta. Na outra ponta da tabela, surge a BandNews TV, que flerta com a irrelevância: ela teve média de apenas 0,02 ponto no último mês.

Se considerado o ranking apenas com dados de lares que assistem televisão por assinatura, a GloboNews marcou média de 0,47 ponto, seguida por Record News (0,15), Band News (0,12), CNN Brasil (0,11) e Jovem Pan News (0,10) e BandNews (0,06). O mês de julho também marcou a primeira vez que a Record News garantiu a segunda colocação entre os canais de notícias da TV por assinatura: ela teve 0,29% de participação entre os televisores ligados, enquanto a CNN Brasil pontuou com 0,28%.