Enfrentando uma forte crise financeira, TV Cultura suspende a produção de oito programas
A TV Cultura, mantida pela Fundação Padre Anchieta, cancelou pelo menos a produção de oito programas de sua grade de programação nesta quarta-feira, 4 de setembro. Um comunicado interno informou os funcionários de que os programas cancelados teriam suas gravações congeladas temporariamente por falta de verba. O canal optará por reprises para ocupar sua programação nos próximos dias.
Leia também
- Globo vai promover a maior ”dança das cadeiras” do jornalismo desde a sua criação
- SBT é a única emissora aberta a crescer em todos os horários em agosto
- Com status de estrela, Ana Hickmann terá dois programas na RedeTV!
- Brasileirão na Record: emissora está no mercado atrás de profissionais
- Geraldo Luís não será demitido da RedeTV!; e programas estão garantidos na grade
O clima na TV Cultura é de desolação. Funcionários ficaram muito emocionados ao descobrir que não vão trabalhar nos programas cancelados. Não há, no entanto, nenhuma expectativa de que haja demissões de profissionais até o momento.
“Devido à diminuição de receitas da TV Cultura, a emissora irá suspender a gravação de alguns programas de sua grade, temporariamente. A maioria dessas produções continuará no ar por meio de reprises”, disse a emissora em nota.
O Governo de São Paulo, liderado pelo Tarcísio de Freitas, do Republicanos, afirma que não tem feito cortes na TV Pública e garantiu que seus investimentos são maiores este ano do que em 2023. Os aportes previstos para 2024 chegam a R$ 104 milhões, representando um valor 10% maior que a dotação do último ano.
O problema é que os funcionários PJ (pessoa jurídica) da TV pública estão lidando com problemas internamente. Eles alegaram que não receberam o salário de agosto na data combinada, e chegaram a ficar sem ter como almoçar e até mesmo voltar para casa.
Na ocasião, a emissora negou problemas e culpou um problema bancário para o transtorno. Os sindicatos que representam jornalistas e radialistas chegaram a se reunir para discutir a questão. Vale ressaltar que além do Governo de São Paulo, a TV Cultura também recebe patrocínios de parcerias. As informações são do site Notícias da TV.
Há 55 anos, a TV Cultura é uma emissora do Governo de São Paulo
Desde 1969, a TV Cultura é mantida pela Fundação Padre Anchieta, que é uma das entidadas do Governo de São Paulo. Ela é considerada um ” braço” de direito público que, na prática, lhe dá autonomia intelectual, política e administrativa.
Ibope da TV Cultura
Por fim, a TV Cultura mantém uma média de 0,56 pontos em São Paulo, é a sexta emissora na audiência.