Evaristo Costa, após ser internado com doença grave, recebe veredito dos médicos: “Não vai ter alta”

Evaristo Costa (Foto: Reprodução)

O jornalista Evaristo Costa, que se encontra hospitalizado na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) de uma instituição médica britânica, compartilhou informações sobre sua condição de saúde no sábado, 13.

+SBT define quantas novelas irá exibir a tarde na nova programação

Sendo assim, através do Instagram, ele relatou ter desenvolvido uma infecção urinária em consequência da doença de Crohn, uma condição crônica inflamatória do trato intestinal.

Ele relatou também que sua identificação com a doença de Crohn é “bastante recente”. “Descobri há quatro anos. Vê-se que ainda não aprendi como conviver e controlá-lo. Mas chego lá! Sigo com minha resistência imunológica na ‘sola do pé’“, disse.

Logo após, Evaristo mencionou que acabou sendo surpreendido por uma septicemia urinária, um conjunto de sintomas graves desencadeados por uma infecção que pode originar-se em um único órgão. Entre as potenciais complicações associadas à doença de Crohn incluem-se infecções no sistema urinário, formação de cálculos renais e cálculos biliares.

Além disso, é possível a ocorrência de estreitamento do intestino (estenoses), formação de fístulas (conexões anormais entre órgãos), surgimento de abscessos e desenvolvimento de pólipos.

Ainda bem que me mexi a tempo e estou recebendo o tratamento adequado num hospital de excelência do NHS (gratuito). Por enquanto, sigo sem previsão de alta, recebendo medicação intravenosa e à espera do efeito dos antibióticos e da remissão do Crohn“, disse, em resumo.

Evaristo Costa sente fortes dores e toma morfina

Diarreias (podendo conter sangue), febre e redução de peso foram alguns dos sinais que levaram Evaristo a buscar atendimento de emergência. No centro médico, foi necessário utilizar morfina para mitigar as dores. “Isso tudo me leva à fraqueza, fadiga. A baixa imunidade deixa meu corpo aberto para entrada de vírus e bactérias, como aconteceu com minha perna há um mês. Se eu não me cuidar, posso ter complicações como anemia e graves infecções“, afirmou.

Evaristo Costa (Foto: Reprodução)
Evaristo Costa (Foto: Reprodução)

Evaristo tinha a expectativa de ser liberado do hospital no sábado, 13, após passar por exames e notar a dissipação dos sintomas. No entanto, os profissionais de saúde ainda não deram autorização para sua saída. “Sigo no lugar certo e em boas mãos”, afirmou.