Falta investimento das emissoras no jornalismo local
O jornalismo local, na maioria das vezes, é o produto mais importante da grade de programação de uma emissora de televisão.
Das dezesseis redes, sim meus caros, temos mais de uma dúzia de TVs Abertas, apenas metade investe em jornalismo local.
É nestes produtos que a população de uma determinada região de informa sobre os acontecimentos recentes de sua cidade, bairro, rua e também se vê representada.
A Globo nada de braçada neste quesito. São mais de cinco horas diárias com jornalismo local. A Record não fica por baixo. É o segundo canal que mais fala com os paulistanos.
A Band também tem uma importante fatia de sua programação ao jornalismo local. Recentemente, o SBT estreou o ”Chega Mais Notícias” que amplia o espaço na grade de jornalismo do canal de Anhanguera.
A RedeTV!, sexta emissora em audiência, não dedica espaço local em São Paulo e exibe apenas dois produtos na casa. Um deles, ótimo ”Leitura Dinâmica” jogado nas madrugadas da emissora.
Telejornal local não dá dinheiro
O problema é que algumas redes de televisão parecem não enxergar essa necessidade da população e priorizam a sua questão financeira ao invés de se preocupar com o compromisso de informar com qualidade.
A maioria dos telejornais locais não tem patrocinadores. A conta no final do mês acaba não fechando – o que desanima boa parte dos donos e diretores de investir.
A internet está se tornando uma via alternativa para qual as pessoas recorrem, e os canais de televisão perdem audiência por conta disso, o que é um grande risco. É por isso que deve se valorizar o conteúdo local e regional ao invés de se preocupar com lucros e audiência – que deve ser uma consequência disso tudo.