Globo vive nova realidade em relação à audiência de suas novelas

Globo

Foi-se o tempo em que uma novela da TV Globo batia 40, 50 pontos no ibope. A realidade é outra. Mania de Você, atual novela das nove, tem sofrido para chegar na casa dos 22 pontos na Grande São Paulo e caminha para ser a ”pior” audiência da faixa, se não reagir a tempo.

Antigamente, o hábito dos brasileiros era acompanhar a trinca de novelas da Globo e o Jornal Nacional. A concorrência, leia-se Record, SBT e Band, nunca conseguiu tirar o primeiro lugar da Globo na média 24 horas. Desde 1969, a Globo é líder de audiência e segue uma potência na TV Aberta. Será que a Globo vai sobreviver com a forte concorrência dos streamings?.

A resposta para esta pergunta tira o sono de muitos diretores de TV. A Globo segue um canhão de audiência com uma fatia de 40% de share e a TV Aberta não vai acabar no Brasil. Dos 210 milhões de habitantes, pelo menos metade não consome os streamings e a TV Paga pelo alto valor dos serviços oferecidos. Não é por acaso que o número de assinantes despenca ano após ano.

A nova realidade da TV Aberta e da Globo é aceitar que uma novela das nove vai atingir índices ”modestos” na casa dos 25 pontos. Mesmo com um quarto de audiência, as três maiores emissoras do país não conseguem chegar à metade do que a Globo registra na faixa horária onde ela vende o comercial mais ‘caro’ da TV. 

Por fim, a Globo sabe que para atrair o público que migrou para outras plataformas é difícil. A segunda tela ainda será o chamariz e os novos tempos vão mostrar que a realidade é outra e que a TV brasileira ainda será uma potência para quem não foi fisgado pelos streamings.