Uma das maiores produções do audiovisual brasileiro, a elogiada série Castelo Rá-Tim-Bum, completa 30 anos neste ano.
Memória da TV

Há 30 anos, Castelo Rá-Tim-Bum ameaçou o 2º lugar do SBT

Uma das maiores produções do audiovisual brasileiro, a elogiada série Castelo Rá-Tim-Bum, completa 30 anos neste ano.

A produção exibida pela TV Cultura tem um sucesso até agora, acabou virando filme e ganhou exposições pelo Brasil, levando mais de 1 milhão de pessoas aos espaços onde foram reconstruídos cenários e figurinos usados. O seriado protagonizado pelo Cássio Scapin, Rosi Campos e Sérgio Mamberti ainda é carro chefe da TV Cultura na TV Paga.

Em 1994, Globo e SBT exibiam novelas na faixa das 19h e estava com duas obras campeãs de audiência – A Viagem e Éramos Seis, respectivamente, ou seja, as duas somadas tinha nas mãos mais de 55 pontos no Ibope.

Apostando no público que não queria ver novela, a TV Cultura colocou, Castelo Rá-Tim-Bum na faixa das 19h às 19h30,e conseguiu um grande feito: mais que dobrar a audiência da TV Cultura na estreia.

Antes, com Glub Glub, a TV Cultura marcava 3 pontos de Ibope. Na estreia, marcou 8 pontos ficando na terceira colocação isolada. A Manchete deu 3, a Record e Band somaram 2 pontos cada. Na semana seguinte, o canal educativo aos dois dígitos e começou a fechar com médias em torno de 12 pontos de audiência na Grande São Paulo.

Por vários momentos, a TV Cultura batia pico de 14 pontos e ameaçava a novela do SBT e o TJ Brasil apresentado pelo Boris Casoy. Terceiro colocado isolado, a emissora superava as emissoras comerciais e tradicionais: Band, Record, CNT, TV Gazeta e Manchete.

Castelo Rá-Tim-Bum é um êxito fora do Brasil, principalmente na América Latina, sendo reprisado até hoje inclusive em canais de TV por assinatura fora do País.

Graças à Nickelodeon Latinoamerica, Castelo Rá-Tim-Bum virou Castillo Rá-Tim-Bum. Com esse nome espanhol, foi exibido em países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Pela TV Aberta, o seriado deu o ar da graça no Chile, Uruguai e na Venezuela. Hoje, a Globo Internacional exibe o programa para toda a comunidade brasileira pelo mundo, graças a um acordo com a Cultura – em troca, a emissora platinada cedeu os direitos da versão de 2001 do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Há 30 anos, Castelo Rá-Tim-Bum ameaçou o 2º lugar do SBT

Mais lidas do dia

Top