Libertadores volta para a Globo e canal define narrador

Globo, Libertadores

A TV Globo novamente transmitirá a Libertadores, campeonato de futebol da América e que é um xodó do público brasileiro, após três temporadas. Agora, o canal carioca terá direito de exibição do torneio até 2026, quando precisará renovar a concessão ou nesse meio tempo. Esse foi um acordo do canal com FC Diez Media, agência parceira da Conmebol (entidade que regulamenta o torneio e as transmissões)

Agora, na fase de grupos, que começou na terça (4), a Globo pode transmitir dois jogos simultaneamente por rodada — sempre às 21h30 de quarta-feira. O canal priorizará os duelos dos clubes paulistas e cariocas. Tanto que nesta quarta vai mostrar Bolívar x Palmeiras, para São Paulo, e Sporting  Cristal x Fluminense, para a maior parte da rede. Porém mostrará o Atlético-MG na terceira rodada em 3 de maio.

Esse é o fim da “discórdia” entre a Globo a Conmebol. Emissora  teve que fazer uma série de concessões para garantir os direitos da Libertadores. A TV topou expor os patrocinadores da Conmebol durante a transmissão das partidas e fazer a final do torneio mesmo que não envolva nenhum clube brasileiro.

Anteriormente, em 2019, o canal quase deixou de exibir Talleres x São Paulo porque não quis mostrar os patrocinadores da entidade.

Já na TV fechada, a ESPN, do grupo Disney, renovou contrato e vai exibir os jogos em exclusividade para os canais a cabo. E Paramount e Star + vão exibir no streaming, já que o contrato com Facebook acabou.

Luis Roberto será voz principal da Globo para SP:

Luís Roberto é narrador da TV Globo (Créditos: Reprodução)
Luís Roberto é narrador da TV Globo (Créditos: Reprodução)

Libertadores também aponta um novo momento para os narradores da Globo. Sem Cleber Machado, Luis Roberto será a voz principal dos jogos para São Paulo e ele já estreia em Bolívar x Palmeiras. Gustavo Villani, assim, terá o posto de número 1 para o Rio de Janeiro.

Torcedores reclamaram no Twitter que a Globo não deu chance para Everaldo Marques, que se destaca também na narração de outros esportes além do futebol. Porém, Marques ficará à disposição em caso de emergência e pode ficar de stand by (para assumir  o comando eventualmente quando a transmissão oficial cai).

Agora a certeza sobre quem vai transmitir os jogos da seleção só virá em setembro quando Brasil volta a campo pelas Eliminatórias. Antes, Renata Silveira deve mostrar a Copa do Mundo feminina, em julho.

Uma novidade do SBT foi uma transmissão bem-humorada para o seu canal do Youtube, SBT Sports. Nela, Diguinho Coruja, integrante do The Noite, faz a narração. E os comentários foram de Beto Oliver e Leticia Beppler, uma das comentaristas do Energia em campo, da rádio Energia FM de São Paulo. É algo semelhante ao que a Record faz com Paulistão: uma transmissão oficial na tv aberta e uma mais descolada na internet.