Lula foi internado na noite desta segunda-feira, 9 de dezembro, ele segue estável após sofrer uma hemorragia intracraniana e internado no Hospital Sírio-Libanês. Um novo boletim médico deve ser anunciado no decorrer da manhã. O presidente foi operado e encontra-se na UTI por recomendação médica.
Hemorragia intracerebral é o sangramento focal de um vaso sanguíneo no interior do parênquima cerebral. Em geral, a causa é hipertensão. Os sintomas típicos incluem deficits neurológicos focais, geralmente com início súbito de cefaleia, náuseas e alteração da consciência. O diagnóstico é feito por TC ou RM. O tratamento é feito pelo controle da pressão arterial, medidas de suporte e, em alguns casos, drenagem cirúrgica.
A hemorragia intracerebral ocorre nos núcleos da base, lobos cerebrais, cerebelo ou ponte. O local mais comum para hemorragia devido à hipertensão é o putâmen. Hemorragia intracerebral também pode ocorrer em outras partes do tronco encefálico ou no mesencéfalo.
O presidente Lula sofreu um acidente doméstico no mês passado, caindo no banheiro e batendo a cabeça. Na ocasião, Lula foi socorrido e proibido de fazer viagens longas.
Lula seguirá internado e sem previsão de alta médica.