Redes sociais do Aqui Tem Fofoca
Televisão

”Minha intenção desde menino era ser o primeiro Papa brasileiro”, conta Mario Sergio Cortella no Provoca

Publicado

/

Nesta terça-feira (5/3), Marcelo Tas entrevista o filósofo mais popular do Brasil, Mario Sergio Cortella, que completa 70 anos neste dia. No bate-papo, ele fala sobre sua vontade de ser Papa quando criança, sua experiência como monge na Ordem dos Carmelitas Descalços e a saudade do silêncio, o fato de ter barba há anos e muito mais. O Provoca vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.

Antes de professor e filósofo pop, Mario Sergio Cortella foi um monge. “Minha ideia era virar Papa; minha intenção desde menino era ser o primeiro Papa brasileiro (…) eu achava que se era para provar a experiência religiosa tinha que ser de modo mais intenso e autêntico. E o melhor modo de fazer é pelo lado de dentro”, diz Cortella.

“Você sente falta de alguma coisa da época do convento?”, pergunta Tas: “Sinto falta do silêncio, porque numa ordem religiosa como o Carmelitas, havia vários momentos do dia em que não se falava (…) claro que eu tinha alguma dificuldade, como torcedor do Santos Futebol Clube, aos domingos à tarde, vez ou outra, tinha que estar na capela, dentro daquilo que é o ofício, como se usa em termo religioso, e o Santos jogando e eu ficava agoniado imaginando o que estava acontecendo”, conta.

Em outro momento da edição, Tas indaga desde quando a barba entrou na vida do filósofo. “Em 1974, quando eu estava no segundo ano da universidade, ainda em modo muito incipiente, mais ao modelo cavanhaque e bigode (…) faz 48 anos que eu deixo a barba crescer (…) quando o André Sérgio, meu filho mais velho, que tem 46 anos, nasceu, eu tirei a barba pelos três meses iniciais do nascimento dele por conta de higiene, para ela não cair na hora do cuidado”.

Então, fique por dentro do Aqui Tem Fofoca.

Em suma, para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga nossas redes sociais: Siga-nos no Facebook, Youtube, Instagram, e Google Notícias

Publicidade