Redes sociais do Aqui Tem Fofoca
Memória da TV

Moacyr Franco é um dos artistas mais injustiçados do Brasil

Publicado

/

Moacyr Franco

Moacry Franco, 86 anos, é um dos artistas mais injustiçados do Brasil. Antes mesmo do termo ”artista Multifacetado”, Moacry já era ator, compositor, apresentador e dono de vários textos como autor que são considerados uma obra prima.

Afinal, Fofocalizando está passando do ponto

Enfim, Qual é o tamanho da crise da Band?

Moacry Franco

Moacry Franco

Franco começou sua carreira em 1959, na TV Rio, no programa ”Praça da Alegria”. Nos anos 60, ainda na TV Rio, trabalhou ao lado de Chico Anysio e Wilton Franco, e tocou programas de grande sucesso de audiência, como O Riso É O Limite e Show Doçura.

Na metade da década, se transferiu para a TV Tupi, onde fundou, junto com Boni, o TeleCentro, que era um centro de produções com objetivo de lançar novos talentos no mercado.

Em 1971 se transferiu para a TV Globo. Seu primeiro programa na emissora foi Moacyr Franco Especial, um programa de variedades com números musicais, entrevistas, quadros humorísticos e brincadeiras. No ano seguinte, o programa passou por reformulações e tornou-se semanal: entrava no ar o Moacyr Franco Show, que, a partir de 1973, foi transmitido a cores, com a introdução de mudanças na estética e na forma de apresentação.

Publicidade
Moacry Franco

Moacry Franco

Revelação de vários artistas e primeiro merchandings.

Moacry revelou vários artistas como: Guto Franco, Carla Daniel, Isabela Garcia, entre outros. Outra curiosidade sobre o Moacyr Franco Show, foi que ele foi o primeiro programa a fazer merchandising fora dos comerciais. O produto em questão era o filtro de papel Mellita.

Em 1976, passou a apresentar o Moacyr TV. Com participação de Pepita Rodrigues, o programa recebia no auditório desconhecidos, em busca de uma oportunidade para brilhar na televisão. O show de talentos tinha como promessa um carro zero quilômetro e um contrato com a TV Globo. Nesta brincadeira, anônimos reinterpretavam cenas de novelas, com a ajuda de atores famosos.

Um ano depois, em 1977, Moacyr Franco interrompeu sua carreira, devido a problemas de saúde. Teve um aneurisma cerebral enquanto fazia A Praça da Alegria, apresentado por Luís Carlos Mieli.

Após breve passagem pela Rede Tupi de 1978 a 1979, Moacyr se transferiu pra TV Bandeirantes em 1980 onde fez o programa humorístico As Caveirinhas e depois O Burro do Homem, que conquistou, na época, o prêmio de melhor programa humorístico da televisão brasileira. Em 1991 teve uma curta passagem na TV Record.

Moacry Franco

Moacry Franco

Ida para o SBT

Em 1997 resolveu aceitar um convite de Silvio Santos para apresentar o programa “Concurso de Paródias. De novo com Guto, escreveu e interpretou seriados de enorme sucesso como Ô… Coitado! com Gorete Milagres e Meu Cunhado com Ronald Golias e Guilhermina Guinle. Em 1998 assume o cargo de diretor de criação do SBT.

Em 2005, aceita o convite de Carlos Alberto de Nóbrega e volta ao humorístico A Praça é Nossa, onde interpreta o homossexual caipira Jeca Gay. Outra vez vira sucesso nacional com o bordão “Chic no Urtimo!” Em 21 de novembro de 2017, após vinte anos da segunda passagem no SBT, foi demitido juntamente com Paulo Pioli.

Após sua demissão do SBT, ele atuou retornou à TV Globo depois de quarenta anos, para uma participação na série Ilha de Ferro. Em novembro de 2019, atuou na segunda temporada da série Segunda Chamada, recebendo aclamação do público por sua atuação.

Publicidade

Então, fique por dentro do Aqui Tem Fofoca.

Em suma, para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @beraldotv no Instagram.

Inscreva-se no canal do Aqui tem Fofoca no Youtube. Clique aqui.