Personagem famoso de novela só ganhou vida graças a insistência de ator

Personagem famoso de novela só ganhou vida graças a insistência de ator (Reprodução/Globo)

Em 2016, o Brasil perdeu um dos atores mais renomados de novela, o ator Guilherme Karam após lutar durante anos contra a doença degenerativa de Machado-Joseph. Durante sua carreira Karam contou com grandes personagens como o mordomo Porfírio, em Meu Bem, Meu Mal (1990).

Mas, o que ninguém sabe, é que o ator lutou bastante para ter este personagem, inclusive, emagreceu 12 quilos. Na trama, Porfírio trabalhava como mordomo sendo responsável para que tudo na casa andasse nos conformes e fiel ao seu patrão interpretado por Lima Duarte.

Com o desenrolar da trama, passa a assediar a jovem Magda (Vera Zimermann), amiga de Vitória (Lizandra Souto), conquistando o público com o bordão “Divina Magda”. No final da trama, Magna não resistiu aos encantos de Porfírio e terminaram juntos.

+ Ronnie Von rasga o verbo ao vivo na RedeTV: “Não gosto”

+ Aliás, Nelson Rubens tem apartamento invadido pela polícia

+ Assim, RedeTV se prepara para anunciar duas grandes novidades

Personagem famoso de novela só existiu por conta de Guilherme Karam

Personagem famoso de novela só ganhou vida graças a insistência de ator (Reprodução/Globo)
Personagem famoso de novela só ganhou vida graças a insistência de ator (Reprodução/Globo)

Em entrevista ao O Globo, de 13 de janeiro de 1991, disse que queria aproveitar a chance de mostrar que não era só comediante!  Em razão disso, entendeu que havia chegado o momento de começar a fazer novelas.

“Quando soube que a novela das oito seria um folhetim, perguntei ao Daniel Filho se não teria um papel para mim, já que era um trabalho diferente ao que o público se acostumou no TV Pirata. Ele disse que ia ver se era possível, por eu ser um comediante”, disse.

Em seguida, o ator também ligou para Cassiano Gabus Mendes, que lhe prometeu uma chance. “Ele disse que adorava o meu trabalho, parou uns dez segundos e disse que ia pensar num papel para mim”, explicou em entrevista! Cassiano pensou tão bem, que por insistência de Karam que emagreceu, mudou cabelo e barba, lhe deu o personagem!

Em crítica na Folha de S.Paulo de 10 de março de 1991, Alcino Leite Neto disse que a novela ria de si mesma através de Porfírio. Assim: “Com o anacrônico nome de Porfírio, um irremediável terno escuro, o olhar equilibrando-se entre a perversão e a lógica, Guilherme Karam é, hoje, a estrela por excelência da novela Meu Bem, Meu Mal”, destacou.

Depois de Meu Bem, Meu Mal, Karam esteve em tramas como Perigosas Peruas, Explode Coração, Pecado Capital, O Clone e América! Este última, na qual viveu seu último personagem, Geraldito.