A Justiça recusou o recurso da Rede Brasil por uma dívida com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) e determinou que o sinal de transmissão da emissora fosse suspenso por operadoras de TV por assinatura e também do UHF.
O Ecad entrou com o processo, em 2011, cobrando pelos direitos autorais das obras veiculadas ao público (mensalidades vencidas e vincendas). A dívida chega a R$ 400 mil.
Leia também:
- Para o ‘plantão’ CNN Brasil usará “Breaking News”
- Operação de Risco bate recorde de audiência
- Band define data de estreia do reality show Pesadelo na Cozinha
- ‘Toma Lá, Dá Cá’ é reclassificado pelo Ministério da Justiça
- “Papo de Política” vira programa de TV e marca a estreia de Maju na GloboNews
- Globo vai manter quadro com Dr. Drauzio Varella no ar. Emissora e médico pedem desculpas
O caso foi transitado e julgado em 2012. Em dezembro do ano passado, a juíza Érika Ricci, da 1ª Vara Cível da Comarca de São Caetano do Sul (SP), determinou que o Ministério da Ciência e Tecnologia e às empresas Claro TV, Algar Telecom, GVT TV, Net, Oi, Sky e Vivo suspendessem o sinal da Rede Brasil.
A emissora apresentou, então, um seguro no valor de R$ 480 mil, que foi rejeitado pela Justiça. Na decisão, Ricci entendeu que a Fib Bank, que emitiu a carta de fiança, não é instituição bancária e “por isso não pode ser aceita, por ausência de segurança jurídica suficiente”.
Além disso, o valor oferecido não tinha sido acrescido da multa de 30% prevista no parágrafo único do artigo 848 do Código de Processo Civil (CPC).
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA REDE BRASIL
O SISTEMA DE COMUNICAÇÃO PANTANAL S/C LTDA (REDE BRASIL) vem através desta, prestar ESCLARECIMENTO, conforme as seguintes razões de fato e de direito.
A empresa atende os requisitos legais e regulamentares para ser qualificada como Canal de Distribuição Gratuita Obrigatória, ficando elencada como Rede Nacional e continua regular perante a Agência Nacional de Telecomunicações, o que permanece o direito de ter a Distribuição Gratuita Obrigatória do seu canal.
Ademais, a SISTEMA DE COMUNICAÇÃO PANTANAL S/C LTDA, não possui nenhuma pendência perante o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). A presente cobrança do ECAD é contra outra empresa de razão social RBTV COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO EIRELI, CNPJ 08.873.763/0001-59.
Diante disso, a SISTEMA DE COMUNICAÇÃO PANTANAL S/C LTDA requereu a continuidade do carregamento do sinal a todas as empresas de TV por assinatura, pois a empresa está regular perante a Anatel e ECAD, como medida de justiça.
Twitter: @beraldotv
Instagram: @beraldotv
Instagram: @aquitemfofocaoficial
Facebook: Aqui tem Fofoca
Youtube: Guilherme Beraldo