RedeTV! está jogando contra seu jornalismo – e alguém precisa fazer algo contra isso
O departamento de jornalismo da RedeTV! está sofrendo o pior boicote desde a criação da emissora em 1999 – o que tem desanimado boa parte dos profissionais que estão trabalhando para honrar o setor com dignidade. Novamente, por conta de programas locados que salva o caixa da emissora, o departamento da casa está se sentindo desvalorizado.
O principal telejornal da casa o RedeTV! News apresentado pela Amanda Klein e Augusto Xavier começa após o ”Marjo Prêmios” às 19h. O programa ”vendido” zera o ibope do canal e não pontua na Grande São Paulo – jogando o canal para a décima primeira colocação entre as TVs Abertas.
Sendo assim, o noticiário que começa na sequencia não consegue elevar os índices de audiência. Tem registrado média de 0,2 pontos, ou seja, menos de 20 mil telespectadores sintonizados no telejornal.
Para efeito de comparação, a TV Gazeta com o modesto e garrido ‘‘Jornal da Gazeta” feito por uma equipe muito menor do que a RedeTV! tem dado médias na casa de 0,5 a 0,7 pontos. Ganha de lavada.
Quem salvará o jornalismo da RedeTV!?
Lógico que a revolta dos profissionais tem razão. Principalmente por dois pontos, um produto que dá zero não faz milagre e de quebra sem ”audiência” o produto afugenta os anunciantes.
É evidente que há uma intenção dos donos (e da direção do canal) de fazer caixa e ter dinheiro para arcar com as despesas operacionais – só que a grade da RedeTV! tem mais de doze horas ”vendidas”. O canal de Osasco fica no zero (Ibope) por horas e não briga com as ”grandes emissoras”, e sim, com canais católicos na disputa dos décimos.
Nem tudo na RedeTV! é desprezível.
O Leitura Dinâmica exibida na madrugada (em um horário ingrato) figura entre os cinco melhores produtos jornalísticos da TV Aberta – uma revista eletrônica jornalística fora da curva na atual triste programação apresentada pela RedeTV!