Silvio Santos, com 92 anos, dificilmente voltará a comandar um programa de auditório. É triste escrever isso, entretanto ele saiu de cena e tem como substituta, sua filha Patrícia Abravanel.
Em suma, Estrela da Globo está negociando com a HBO
O próprio SBT passou a divulgar a atração como Programa Silvio Santos – Com Patricia Abravanel, sinal de que o nome do patrão ainda é forte, mas também de que o bastão do canal já foi passado.
O apresentador se afastou das gravações e, mais recentemente, da TV em geral. Mas é inegável que continua sendo o grande comunicador da TV Brasileira, o maior apresentador da TV da América Latina, quiçá do mundo.
Os donos dos domingos
Desde que começou nos domingos, na década de 60, quando estreou o programa Vamos Brincar de Forca, da TV Paulista (que seria comprada pela TV Globo em 1966). Pouco depois, faria questão de lançar a atração com seu nome, o Programa Silvio Santos, para ajudar a divulgar os produtos do Baú da Felicidade.
Gazeta tenta tirar nome da RedeTV e ganha “não” como resposta
Com 35 anos de idade, Silvio Santos e uma carreia já consolidada como apresentador, em 1975, durante o governo Geisel. O nome já mostrava sua tendência personalista: TVS, sigla para TV Studios Silvio Santos.
O SBT veio anos depois, em 1981, quando o fim da Rede Tupi abriu novas concessões e o empresário formou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Além de dono do canal, continuava dono dos domingos, com o Programa Silvio Santos indo ao ar das 11h30 às 20h.
Ao longo das décadas, sua figura também saía da TV e aparecia em diversos itens populares, como na capa dos vinis com marchinhas de carnaval, ou jogos de tabuleiro como Só Compra Quem Tem, Sua Majestade, o Dado e Show do Milhão (este também ganhou versão em CD-ROM). Sem falar nas animações do Silvinho que apareciam na programação do SBT.
SBT sem Silvio Santos?
Apesar de sempre negar que Silvio Santos esteja aposentado, o dono do baú não voltará as gravações. Ele segurava 4 horas sem parar. Entrava no estúdio e dominava o palco como ninguém, aliás, nenhum animador e comunicador chegará a ter 10% do carisma de Silvio.
As filhas que optaram por seguir seus passos à frente das câmeras, Patricia, Silvia e Rebeca, dificilmente chegarão perto do carisma que o pai teve em seu auge – o que não é demérito, diga-se de passagem. Cada uma tem sua personalidade, Patrícia está no caminho certo, foi a escolha do pai.
A TV Brasileira está carente de bons apresentadores. E teremos que discutir isso em outro texto.