Redes sociais do Aqui Tem Fofoca
Obtuario

Obituário

Sociólogo italiano, Domenico De Masi morre aos 85 anos

Publicado

/

Domenico De Masi
Publicidade

Morreu aos 85 anos, o sociólogo italiano Domenico De Masi. Ele foi professor emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade Sapienza de Roma, onde foi reitor da faculdade de Ciências da Comunicação. A morte foi confirmada neste sábado (9).

Tornou-se famoso pelo conceito de “ócio criativo” segundo o qual o ócio, longe de ser negativo, é um fator que estimula a criatividade pessoal.

Enquanto isso: Faustão apresenta boa recuperação, deixa UTI e vai para apartamento

Leia mais: Emissora sofre pane e programa culinário que ficou anos no ar é deletado

Leia mais: Cantor Regis Danese está fazendo de sua internação um ”reality show

Publicidade

 

De Masi residiu em 3 cidades italianas: Nápoles, Milão e Roma. Aos dezenove anos, já escrevia, para a revista Nord e Sud, artigos de sociologia urbana e do trabalho. Aos 22 anos, lecionava na Universidade de Nápoles. Mais recentemente, assumiu o posto de professor de sociologia do trabalho na Universidade de Roma “La Sapienza”. Entre 1978 e 2000, dirigiu a S3.Studium, escola de especialização em ciências organizacionais que fundou.

Escreveu diversos livros, alguns deles tidos como revolucionários. Entre eles, se destacam: “Desenvolvimento Sem Trabalho”, “A Emoção e a Regra”, “O Ócio Criativo” e “O Futuro do Trabalho”. Em 2010, tornou-se cidadão honorário da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Recentemente, Domenico de Masi descobriu uma doença incurável, que não foi divulgada.

O presidente Lula e o professor Domenico de Masi em Roma. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Lula e o professor Domenico de Masi em Roma. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Sociólogo era amigo pessoal do presidente Lula

Domenico de Masi era amigo pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem visitou na cadeia, em Curitiba (PR), em 2019.

Ao deixar a prisão de Curitiba, De Masi declarou que a prisão não mudou em nada o prestígio de Lula no exterior. Para ele, petista continuava sendo uma grande liderança do mundo, “talvez a maior de todas”.

Publicidade

Então, fique por dentro do Aqui Tem Fofoca.

Em suma, para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga nossas redes sociais: Siga-nos no Facebook, Youtube, Instagram, e Google Notícias.

Publicidade