TikTok é mais visto que Redetv e Cultura, aponta índice
O consumo da plataforma TikTok é maior do que em alguns canais de televisão como RedeTV! e TV Cultura. É o que aponta os dados da Kantar Ibope Media, responsável pela medição de audiência de TV no Brasil. O grupo atualmente passou a contabilizar o consumo residencial do TikTok nas suas medições.
A Kantar Ibope incorpora os dados de participação de audiência domiciliar da TV (chamado de share) e também as plataformas de vídeos online. Porém os relatórios são separados entre o consumo total de telas como o realizado apenas na televisão. E os dados não consideram o conteúdo não identificado e o consumo de vídeos em consoles e games.
Sem Dudu Camargo, jornalismo do SBT respira aliviado
Posteriormente, os dados foram divulgados pelo site F5, que pertence ao jornal Folha de São Paulo.
O índice aponta que o consumo de televisão aberta e paga — também em outros aparelhos como smartphones — representou 76,2%. Já a audiência dos vídeos somente em formato online chegou na marca de 23,8%. O TikTok, sozinho, conseguiu 3,1% de participação nesse montante durante o mês de maio. Essa marca supera o tempo que as pessoas assistem a RedeTV! e Cultura juntas. Esses dois canais somados não conseguem 3% de participação no consumo total de vídeos. E ainda os índices do TikTok são melhores do que os do GloboPlay, que teve 0,8% se considerado todas as telas da casa.
Atualmente, Youtube e Netflix superam TikTok
Porém o campeão de audiência no universo de vídeos vistos fora do televisor ainda é o YouTube, com 14,1% do gráfico. Mesmo com bons números do TikTok, a plataforma não supera a Netflix, que tem 4,2% do share. Isso somente no consumo residencial.
Porém ao contabilizar apenas os telespectadores que consomem TV através de um aparelho conectado ou não, o índice de alcance da TV linerar chega a 86,4%; e das plataformas online, 13,6%.