Nesta segunda-feira (11), faz 22 anos que as torres gêmeas do World Trade Center foram derrubadas. Frequentemente, pessoas afirmam que a Globo interrompeu uma exibição de Dragon Ball Z para começar a cobertura aos ataques, mas isso não passa de fake news.
A Infância de Romeu e Julieta: Resumo dos capítulos de 11 a 15 de setembro
Uma tabela de consolidados daquela época, disponível a público nos arquivos da Unicamp, revela que na verdade a emissora carioca cortou A Turma da Garrafinha (1998-2001) , uma série de fantoches que participava do programa infantol apresentado por Angélica na época.
O primeiro flash de notícias entrou com imagens das torres e a narração de Carlos Nascimento, que apresentava o Jornal Hoje há duas décadas. Garrafinha entrou no ar às 9h32, mas foi interrompida às 9h57.
Reis: Resumo dos capítulos de 11 a 15 de setembro
Globo errou em colocar Todas as Flores após ”novela das nove”
Todas as Flores: Resumo dos capítulos de 11 a 15 de setembro
Globo não interrompeu Dragon Ball Z para iniciar a cobertura dos ataques terroristas de 11/09
Então, alguns telespectadores chegaram a afirmar que imagens das torres gêmeas caindo entraram no ar durante o meio da exibição de um capítulo importante de Dragon Ball Z no momento em que Goku virava Super Saiyagin 3, principal acontecimento do episódio 245.
Porém, a Globo transmitiu o episódio 200 do anime japonês no dia 24 de julho de 2001. Pelas contas, o episódio que seria exibido no dia 11/09/2001 seria o 237, Vegeta Luta por Seus Entes Queridos – vale ressaltar que o desenho era exibido de segunda à sexta-feira.
Então, em entrevista ao Memória Globo, Carlos Henrique Schroder- que era diretor da Central de Jornalismo, afirmou que toda a programação da emissora foi derrubada a partir das 10h30, indo ao vivo até as 15h30. Dragon Ball deveria ser exibido a partir das 11h30.
“Você está vendo imagens ao vivo agora das Torres Gêmeas do World Trade Center, no sul da ilha de Manhattan. A informação é de que um jato comercial, ainda não se sabe se de passageiros ou de carga, se chocou com as torres”, contou Nascimento. Na época, a Globo foi a primeira emissora de TV a mostrar as fortes cenas, cedidas pela CNN norte-americana.