Alberto Gaspar foi demitido da TV Cultura nesta segunda (9). Seu programa, o Legião Estrangeira, que estava no ar desde 2022, foi suspenso em uma série de cortes feitos na semana passada.
À Folha de S.Paulo, Gaspar disse que quase toda a produção da atração foi dispensada. Existe a promessa de retorno das atrações no ano que vem, mas não o movimento entre funcionários é visto como quase improvável.
Leia também:
- + SBT disponibiliza novela ”Os Ricos Também Choram” novela nunca reprisada
- Justiça bloqueia R$ 20 milhões e outros bens da empresa de Gusttavo Lima
- Brasil fecha campanha nas Paralímpiadas em quinto lugar no top de medalhas
- Canal VIVA exibirá episódios especiais da TV Colosso
Em grupos de WhatsApp, funcionários da Cultura lançaram a campanha #ACulturaÉNossa, em protesto as medidas que estão acontecendo. A reportagem teve acesso a nota que está rodando entre pessoas desligadas e que seguem na Cultura.
“Sete programas foram suspensos. Vários funcionários foram demitidos. Dois novos projetos foram cancelados. Agora, a TV, a rádio Cultura e também a Jazz Sinfônica precisam de ajuda para que essa história não acabe aqui”, diz o texto.
“Devido à diminuição de receitas da TV Cultura, a emissora irá suspender a gravação de alguns programas de sua grade, temporariamente. A maioria dessas produções continuará no ar por meio de reprises”, diz a TV Cultura em nota sobre os cortes.
O governo de São Paulo nega que tenha diminuído repasses e diz que investiu 10% a mais na Fundação Padre Anchieta em 2024.
A programação da TV Cultura vai reprisar programas para ”tapar” buracos na programação.
Em nota oficial, a TV Cultura, confirma as suspensões dos seguintes programas: Giro Econômico, Legião Estrangeira, Entrelinhas, Estação Livre, e Brasil, Mostra a Tua Cara!.
Por fim, Alberto Gaspar ficou 39 anos na TV Globo e não teve o seu contrato renovado.