Faleceu nesta quinta-feira (27) ,aos 79 anos, o apresentador norte-americano Jerry Springer, uma celebridade da TV local. Ele ficou famoso por conta do programa que exibia barracos familiares, briga entre amigos e testes de paternidade. Aqui no Brasil o seu formato foi adotado por apresentadores como Ratinho, João Kleber, Christina Rocha e Márcia Goldschmidt.
Segundo o site TMZ, Springer travava uma batalha contra o câncer há alguns meses, só que a doença avançou rapidamente. Ele deixa uma filha, Katie, fruto de seu casamento com Micki Velton.
Antes de virar uma pessoa popularesca na TV, Jerry atuou como político. Ele foi conselheiro da campanha de Robert Kennedy (1925-1968) e chegou a ser eleito prefeito de Cincinnati, exercendo o cargo entre 1975 e 1978. Porém ele já era uma figura controversa nessa época: foi expulso da Câmara após contratar uma prostituta.
Aliás, nos anos 1980, Springer foi contratado pela nanica WLWT para trabalhar como comentarista político no jornal menos visto de Cincinnati. Com suas falas ácidas e sem rodeios, ele rapidamente aumentou a audiência do canal e virou o âncora mais popular da região. Assim, em 1991, estreou um talk show que o tornaria como personagem essencial da TV mundial.
Mais sobre a vida do apresentador:
De início o programa Jerry Springer seguia a linha de comentários políticos que o apresentador já fazia no jornal local, só que a baixa audiência fez o apresentador apostar em pautas mais popularescas, como a participação de strippers e abordagem de temas como incesto e adultério. Também falava palavrões: um estudo do The New York Times calculou que a cada programa de 43 minutos (contando intervalos) tinha entre 85 e 130 xingamentos censurados.
+ RedeTV bate o martelo e toma decisão sobre programa de Claudete Troiano
Com essas polêmicas, a audiência do programa cresceu, chegando a superar até Oprah Winfrey, rainha das tardes norte-americanas entre 1997 e 1998. A atração chegou a ter 5 mil edições em 27 temporadas e ficou no ar de setembro de 1991 a julho de 2018.
+ Aliás, quem é a substituta oficial de Patrícia Poeta no Encontro? Globo já escolheu
Então, entre 2019 e 2022 ele comandou o programa Judge Jerry, um tribunal televisivo em que ele julgava casos de pessoas comuns, como colisões entre veículos ou danos à propriedade. Springer ainda apresentou o reality show America’s Got Talent durante duas temporadas e o Miss Universo em 2008