Claudio Heinrich fez grande sucesso como ator, mas atualmente ele é destaque nos tatames. Desde 2014, ele trabalha como instrutor de Jiu-Jitsu após convite de seu mestre para dar aulas. Heinrich afirmou para o Gshow que começou a praticar o esporte quando fez o laboratório para atuar como personagem Dado. Este era o professor de artes marciais de Malhação em 1995, além de par romântico de Luíza (Fernanda Rodrigues).
Band deve perder programa para rival da TV aberta
Claudio disse que fazer o personagem Dado foi como receber um presente. Isso porque mais de 200 pessoas fizeram teste na Globo, e o Roberto Talma (diretor morto em 2015) o elogiou e achou que Heirinch tudo a ver com personagem. Mas o artista teve que raspar a cabeça para atuar no folhetim.
O ator também revelou que esporte é sua válvula de escape e ele também faz natação, skate e kite.
Ele se diz honrado porque Marcelo Garcia, uma referência no jiu-jitsu, começou no esporte após gostar do personagem Dado. Além disso, Claudio viu transformação de várias pessoas através da prática esportiva.
Heirinch começou sua carreira na TV em 1988, no Xou da Xuxa. Posteriormente esteve na oficina de atores da Globo. Já o primeiro papel de destaque em novelas foi em 1998 quando ele viveu Filé, de Era uma vez.
Claudio revelou para o programa The Noite, do SBT. Que era o campeão de cartas da emissora. Isso na época em que as fãs declamavam seu amor por correspondência, bem antes das redes sociais.
Ator sofreu com frio em gravações
O seu auge foi no folhetim Uga Uga quando interpretou Tatuapu, nesse que foi o seu maior papel. Para Danilo Gentili, Claudio contou que fica sem roupa de verdade e sofria com ar-condicionado. Outro problema era na gravação das cenas na cachoeira às sete da manhã. O ator ressaltou que tinha que estar concentrado e fingir que não passava frio.
Posteriormente ele migrou para Record, canal em que fez Os Mutantes; Bela, a Feia; Caminhos do Corações entre outros.
Após sete anos fora da TV, seu último trabalho foi na série A Vila, do canal Multishow, em 2020.