A Band começou nesta segunda-feira, 5 de junho, os cortes de funcionários. Estima-se que pelo menos 150 pessoas irão perder seus postos de trabalho. Nas afiliadas, pelo Norte e Nordeste 30 pessoas entre repórteres, produtores e jornalistas foram demitidos. Na Band Campinas foram 6 profissionais.
+Supreendentemente, Record tem inveja de outra emissora por não ser o canal do esporte
Na Band Vale, até o fechamento desta nota 4 pessoas perderam o emprego. O corte chegará a 15.
A matriz, ou seja, no Grupo Bandeirantes, que engloba todas as emissoras de TVs e rádios: Band, Band News, Band Sports, Terra Viva, Agro Mais, Sabor e Arte e as rádios Band FM, Band News FM e Rádio Bandeirantes vão sofrer com o ”passaralho”.
Prejuízo deixado pelo Faustão na Band
Fausto Silva já é considerado passado pelo canal paulista. A emissora finaliza o desmonte do programa diário com a saída do apresentador, 1 ano e 5 meses após uma estreia que gerou gigantesca expectativa, e no fim não deu certo. Sairá de cena com audiência na casa de 2,5 pontos e um rombo financeiro gigantesco.
Dos dois lados, houveram frustração. Faustão não atingiu as metas de audiência e faturamento. Definitivamente, a fama e o prestígio de um artista não são suficientes para viabilizar um programa de custo muito elevado. O público e os anunciantes exigem bem mais – e um programa diário não teria como fechar a conta.
Então, qual o valor?
R$ 40 milhões – Valor estimado do prejuízo final das 350 edições do programa sob o comando de Fausto Silva.
Por que acabou?
O fim do ‘Faustão na Band’ teve a sua última pá de areia, assim que decisão de alguns anunciantes de não renovar o contrato por conta da audiência abaixo do esperado (médias entre 2 e 3 pontos, ante os 8 pontos da estreia em janeiro de 2022) e a tímida repercussão na imprensa e nas redes sociais.
Faustão foi perdendo público e saiu infelizmente desidratado.
Em síntese, ninguém tem como bancar um salário na casa de R$ 3 milhões. A realidade da TV mudou, o mundo idem.
A emissora não tem essa opção. Ou o projeto dá lucro, ou se torna inviável, infelizmente os cortes serão inevitáveis.