Cabocla é de autoria de Benedito Ruy Barbosa baseada no romance de Ribeiro Couto, A novela é ambientada em Vila da Mata, um município rural de 1918. A trama principal envolve a rivalidade entre dois coronéis, Boanerges e Justino, que disputam o controle de terras na região. Em meio a essa disputa, surge um romance inesperado entre Zuca, uma jovem cabocla, e Luís Jerônimo, um advogado do Rio de Janeiro que chega à Vila da Mata para tratar sua saúde.
Segunda-feira, 16 de setembro
Capítulo 19
Os capangas exigem que Felício e sua família arrumem suas coisas e saiam das terras. Belinha garante a Boanerges que não está namorando Neco. Emerenciana percebe uma troca de olhares entre Luís e Zuca. Felício afirma para os capangas que Tobias vai se vingar. Justino avisa seus capangas que vai esperar pela reação de Boanerges. Os caboclos veem a família de Felício na estrada e descobrem que ela foi expulsa de suas terras. Boanerges comenta com Luís que quer que Belinha se case com o filho de Macário. Belinha afirma para Ritinha que vai ter que esquecer Neco. Justino garante aos caboclos que não fez nenhuma injustiça com Felício, e se oferece para pagar o dobro do que Boanerges paga para quem quiser trabalhar para ele. Boanerges fica furioso ao ver Felício expulso e decide atacar Justino.
Terça-feira, 17 de setembro
Capítulo 20
Emerenciana e Luís pedem que Boanerges espere pela decisão da justiça. Boanerges concorda, a contragosto. Luís afirma para Boanerges que vai entrar com outra ação para que Felício possa voltar logo para suas terras. Neco e Mariquinha não se conformam com as atitudes de Justino. Luís garante a Zuca que já teria feito uma loucura se não soubesse que ela é noiva de Tobias. Tina conta a história de Rosa para Zuca, que teme que seu amor por Luís vá ter o mesmo fim. Mariquinha fica chocada ao descobrir que os pais de seus alunos os proibiram de ir à escola, pois estão com raiva de Justino. Justino fica furioso e decide tomar satisfações com os caboclos. Edmundo ouve Joaquim falando bem de Pequetita e pergunta se ele não está se apaixonando por ela. Justino pergunta aos caboclos quem está fazendo essa desfeita com Mariquinha.
Quarta-feira, 18 de setembro
Capítulo 21
Justino avisa que vai tomar satisfações com os pais das crianças que não aparecerem na aula. Luís aconselha Boanerges a pedir que os caboclos levem seus filhos de volta para a escola. Tobias fica furioso ao saber que Justino expulsou sua família e se prepara para se vingar, mas Zuca consegue convencê-lo a esperar mais um pouco. Neco pede que Tomé leve um recado a Belinha. Zuca incentiva Belinha a lutar por Neco. Neco decide conversar com Boanerges sobre Belinha. Zuca vai até o quarto de Luís. Tobias afirma para Tomé que só não mata Justino por causa de Zuca. Luís se declara para Zuca e resolve roubá-la de Tobias. Boanerges pede que Tobias e Tomé venham com ele até a escola. Belinha teme que haja briga e pensa numa maneira de avisar Neco. Justino vê que todas as crianças estão na escola, mas um dos alunos afirma que eles só foram porque Boanerges mandou.
Quinta-feira, 19 de setembro
Capítulo 22
Justino fica furioso ao saber que as crianças só voltaram para a escola por causa de Boanerges. Boanerges manda que Neco se afaste de Belinha, mas ele afirma que a ama. Todos ficam impressionados com a coragem de Neco. Boanerges insiste que Belinha está comprometida com outro homem. Belinha garante que ama Neco. Zuca faz jogo de dedução com Luís. Boanerges avisa a Belinha que ela vai se casar com o filho de Macário, o que a deixa desesperada. Pequetita fica chateada com a falta de notícias de Luís, mas Joaquim garante que ele vai lhe escrever. Xexéu aconselha Justino a contratar um advogado. Mariquinha repreende Neco por enfrentar Boanerges. Xexéu tenta descobrir se Luís tem experiência como advogado. Emerenciana estranha o interesse dele e desconfia. Bina tem um mau pressentimento em relação à Zuca. Zuca fica preocupada, quando Luís fica tempo demais no sol e começa a passar mal.
Sexta-feira, 20 de setembro
Capítulo 23
Boanerges e Emerenciana mandam Luís descansar. Luís garante a Zuca que está bem. Emerenciana vê Zuca saindo do quarto de Luís. Boanerges manda que Ritinha e Nastácio não ajudem mais Belinha a se encontrar com Neco. Justino não consegue um advogado para defendê-lo. Luís ouve Tobias falando de Zuca e se sente culpado. Neco deixa um bilhete para Belinha num local combinado. Luís diz a Boanerges que é um erro obrigar Belinha a se casar com alguém que ela não ama. Boanerges fica contrariado. Luís avisa que a família de Felício já pode voltar para suas terras. Zuca abraça Luís agradecida. Emerenciana vê e manda Luís se afastar de Zuca. Justino fica furioso ao saber que vai ter que deixar Felício ocupar as terras. Edmundo diz para Joaquim que Pequetita seria a mulher ideal para ele e não para Luís. Emerenciana encontra a carta que Neco mandou para Belinha e resolve ler a que ela ia mandar em resposta.
Sábado, 21 de setembro
Capítulo 24
Emerenciana avisa que vai entregar as duas cartas a Boanerges. Justino diz para o vigário que vai acatar a decisão do juiz por enquanto. Macário garante a Boanerges que ficaria muito feliz se seu filho Gustavo se casasse com Belinha. O vigário diz a Emerenciana que só abençoará o casamento de Belinha se ele for por amor. Belinha revela ao vigário que gosta de Neco, o que o deixa pasmo. Felício e sua família voltam para suas terras. O vigário não deixa que Boanerges anuncie o noivado de Belinha, afirmando que ela decidiu que quer ser freira. Emerenciana fica furiosa com Belinha. Boanerges pergunta ao vigário por que ele inventou aquela mentira e ele afirma que estava pensando na felicidade de Belinha. Luís revela a Macário que Belinha, na verdade, está apaixonada por Neco. Zuca avisa a Luís que em breve terá que voltar para casa e marca um encontro com ele. Boanerges decide dar uma lição em Belinha.
A edição especial da novela Cabocla vai ao ar de segunda a sábado, às 14h45, após o Jornal Hoje, na Globo.
Os resumos dos capítulos da novela Cabocla são fornecidos pela emissora e estão sujeitos a mudanças em função da edição da trama.