Aproximando-se de completar dois anos no ar, o atual formato do programa Caldeirão com Mion, exibido aos sábados pela Globo, começa a mostrar sinais de desgaste. A atração tem se tornado repetitiva, morna e perdeu sua naturalidade. É o que informa o jornalista Sandro Nascimento, do site Natelinha.
Nem mesmo os quadros que antes despertavam interesse, quando o programa estreou em setembro de 2021, estão conseguindo salvar. E isso tem refletido na audiência de forma direta.
Dessa forma, segundo dados de medição da Kantar Ibope Media, referentes à Grande São Paulo e obtidos por terceiros, em maio de 2021, o Caldeirão ainda apresentado por Luciano Huck alcançou uma média de 14 pontos.
Sendo assim, o melhor desempenho foi registrado no dia 15, com 15,4 pontos. Já em maio do ano seguinte, já com Marcos Mion como apresentador, o programa viu sua audiência cair para 12,1 pontos na principal capital do país, que é um mercado publicitário importante. Durante esse período, o maior índice de audiência foi registrado no dia 14, com 13 pontos.
No mês passado, o programa de Marcos Mion teve uma queda ainda maior em sua média, atingindo 11,9 pontos, com 12,1 pontos sendo o melhor resultado nos dias 06 e 27.
Caldeirão com Mion despenca na audiência
Sendo assim, em comparação entre maio de 2021 e maio de 2023, a atração de auditório dos sábados da Globo viu sua audiência diminuir cerca de 14%. Essa queda de ibope também se reflete nas redes sociais.
Desse modo, o Caldeirão com Mion deixou de gerar o mesmo impacto na segunda tela como ocorreu nas primeiras semanas de sua estreia. Em abril, a Globo introduziu um novo quadro na tentativa de dar um novo ânimo ao programa, porém o ABC do Mion não agradou. O formato se mostrou monótono e com uma descontração forçada.
+Com final da Champions League, SBT goleia na audiência e fica na liderança
+Babu Santana expõe bastidores de Amor Perfeito e celebra mudança em novela
Ao final de cada entrevista no Caldeirão, é comum ocorrer uma enxurrada de elogios ao apresentador. Embora isso possa alimentar o ego, acaba afastando a audiência.
Por fim, apesar de ter uma audiência inferior àquela alcançada por Luciano Huck, o Caldeirão com Mion continua sendo líder em sua faixa de horário, mas em grande parte devido à falta de concorrência nesse período e por servir como uma transição para a novela das seis. Se o programa deseja ter uma vida longa, é necessário evitar acomodação e buscar constantemente inovação.