A apuração dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo acontece nesta terça-feira (13/2), a partir das 16h, no Sambódromo do Anhembi. A leitura das notas será realizada sem a presença de público. Deverão participar do evento apenas representantes das agremiações.
César Tralli recusa proposta milionária de duas emissoras de TV
Considerado ‘caro demais’, Faustão segue sem previsão de retornar à TV
Globo faz transmissão desastrosa e coloca em cheque qualidade do Carnaval
A disputa promete ser bastante acirrada. Não houve registro de falhas graves por parte das escolas, como carros quebrados ou atrasos que tenham gerado penalização e perda prévia de pontos, o que embola ainda mais a corrida ao título e a fuga do rebaixamento.
Ainda assim, algumas escolas se destacaram, quando se leva em consideração o tipo de critério usado pelos jurados para avaliar o conjunto de cada desfile. Entre elas, na apresentação que teve início na sexta-feira (9/2), estão Dragões da Real, Acadêmicos do Tatuapé e Mancha Verde. Já nos desfiles que começaram no sábado (10/2), Mocidade Alegre e Império de Casa Verde foram consideradas aquelas com mais chances de chegar ao título.
Nem sempre a escola que apresenta um enredo que agrada a um grande número de pessoas ou que levanta a torcida na arquibancada é tida como favorita ao título do Carnaval paulistano, justamente pelos critérios adotados pelos jurados.
Segundo a própria Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, são levados em consideração o regulamento e o manual do julgador. A entidade explica que o manual orienta jurados sobre quando é necessário tirar pontos de uma escola, o que é considerado falha e quantos décimos ela representa na nota geral.
Ao longo do ano passado foi realizada uma revisão dos critérios de julgamento, que contou com a participação de representantes das agremiações.
Neste ano, o quesito Harmonia foi sorteado como critério de desempate.
Além da campeã do Carnaval de São Paulo, a apuração definirá também que serão as duas agremiações rebaixadas para desfilar no Grupo de Acesso 1 em 2025.
Veja a ordem de leitura das notas
1º – Evolução
2º – Comissão de Frente
3º – Fantasia
4º – Enredo
5º – Samba-enredo
6º – Bateria
7º – Alegoria
8º – Mestre-sala e porta-bandeira
9º – Harmonia
Fique por dentro do que acontece nos bastidores, notícias em tempo real. Siga o perfil do Aqui tem Fofoca no Instagram.