TV e Bastidores

Cidade Alerta muda estratégia, fica mais light e atrai público feminino

Luiz Bacci no estúdio do Cidade Alerta
Luiz Bacci no estúdio do Cidade Alerta

Luiz Bacci no estúdio do Cidade Alerta | Imagem: Edu Moraes/Record

O Cidade Alerta, programa de grande audiência da Record, decidiu inovar sua linha editorial visando agradar ao público feminino, que é a maioria nesse horário. Embora mantenha a cobertura de crimes, o programa agora investe em reportagens menos focadas em violência física.

+Roberto de Carvalho, marido de Rita Lee, faz desabafo de cortar o coração: “A ausência”

Além das situações criminais, o programa apresentado por Luiz Bacci passou a abordar conflitos entre vizinhos, desaparecimentos, reconciliações de casais e histórias de trabalho voluntário com pessoas em situação de rua em São Paulo (SP).

Essa mudança estratégica rendeu ao programa excelentes números de audiência em junho, alcançando uma média de 8 pontos com 14% de share em São Paulo, sendo o melhor resultado dos últimos 24 meses, de acordo com dados do F5.

No último dia 3, o programa atingiu 9,1 pontos de audiência, com picos de 11 pontos e um share de 15,4%. O Cidade Alerta garantiu a segunda posição isolada, enquanto a Band ficou em terceiro lugar com 4,3 pontos, seguida pelo SBT com 4 pontos.

Somente na versão exibida em São Paulo, das 17h59 às 19h55, o programa obteve 10 pontos de audiência, com picos de 11. O destaque para esse bom resultado foi a cobertura do desaparecimento da menina Isabela da Silva Nascimento, de 2 anos, que foi encontrada posteriormente.

Luiz Bacci confirma mudança do público alvo do Cidade Alerta

Datena critica Luiz Bacci ao vivo: "Você é um mau caráter" (Reprodução/Record)

Datena critica Luiz Bacci ao vivo: “Você é um mau caráter” (Reprodução/Record)

O apresentador Luiz Bacci explicou ao site F5 o motivo da mudança. Ele acredita que o sucesso se deve ao aumento do público feminino e ao acompanhamento detalhado dos casos, o que proporciona um tratamento quase novelístico às situações.

Bacci enfrenta a concorrência com as novelas da Globo, o que justifica a estratégia de se aproximar da audiência feminina. A emissora líder de audiência exibe atualmente a reprise de “Mulheres Apaixonadas” (2003), “Amor Perfeito” e “Vai na Fé”.

“Esse resultado de audiência demonstra o esforço diário de toda a equipe do programa em ir além das notícias. O público sabe que no Cidade Alerta os casos não são apenas esquecidos no dia seguinte. Nós apresentamos as histórias e todos os desdobramentos. Na minha opinião, essa abordagem criou uma conexão de empatia com o telespectador que nos acompanha”, afirmou Bacci.

Mais lidas do dia

Top