O SBT lançou mais uma aposta para a programação de 2024 nesse último sábado (16). O Circo do Tirú, comandado por Tirullipa, teve uma boa estreia e elevou os índices da emissora. O programa conseguiu aumentar os índices de audiência do canal de Silvio Santos em 32% em comparação com as quatro semanas anteriores.
De acordo com os dados prévios, Tirullipa alcançou a melhor audiência entre as novas atrações do SBT até o momento. Com uma média de 3,3 pontos entre 18h e 19h46, o comediante atraiu mais espectadores do que as estreias de Chega Mais (2,6), É Tudo Nosso (2,9) e Luccas Toon (2,6).
+Sonia Abrão parte para cima de Ana Maria Braga e detona apresentadora: “Vexame”
Desse modo, apesar de não ter alcançado o primeiro lugar, o novo programa — ao contrário das outras estreias — representou um avanço para a rede, que até então ficava em quarto lugar no horário.
A Band, que normalmente ocupava o terceiro lugar com facilidade aos sábados, caiu para a quarta posição. O fato aconteceu durante a competição com o Circo do Tirú, com uma média de 2,8 pontos.
O Brasil Urgente, comandado por José Luiz Datena, conseguiu superar a atração concorrente durante 15 minutos não consecutivos, mas acabou sendo derrotado por Tirullipa por 2,8 a 3,2 pontos durante o confronto direto, das 18h às 19h20.
O Jornal da Band não conseguiu sequer se aproximar do filho de Tiririca e acabou sendo derrotado pelo novo rival de ponta a ponta, com uma média de 2,8 a 3,5 pontos entre 19h20 e 19h46.
Circo do Tirú não faz feio e estreia com boa audiência no SBT
No entanto, é válido destacar que o Circo do Tirullipa contou com uma ajuda fundamental da atração anterior, o Cinema em Casa. A sessão de filmes passou a ser exibido em dose dupla após a mudança de Raul Gil para o horário do meio-dia. Apesar de os dois filmes exibidos pela emissora terem sido superados pela Record, por 2,4 a 3,9 pontos e 3,7 a 3,8, respectivamente.
O filme A Máscara de Ferro se destacou nos últimos minutos no ar, alcançando um pico de 4,8 pontos. No último minuto de exibição, às 18h, o filme superou o Cidade Alerta por uma pequena margem — 4,7 a 4,6 pontos.
Tirullipa não manteve a posição de vice-líder e acabou sendo prontamente ultrapassado pela Record, que assumiu o segundo lugar às 18h01 (4,6 x 4,4). No entanto, o humorista conseguiu atrair espectadores ao longo de sua estreia.
Após alcançar 2,8 pontos às 18h51 com uma imitação de Xuxa Meneghel, o programa começou a crescer por conta própria. Ele atingiu 3,6 pontos no minuto anterior ao seu primeiro (e único) intervalo comercial, e mantendo essa marca no último minuto no ar.
Desse modo, vale lembrar que a partir de amanhã, 18 de março, o canal de Silvio Santos vai estrear uma nova programação. Vem aí o Tá na Hora, programa jornalístico que ocupará a faixa das 17h30 às 19h45. Enquanto isso, as novelas Carinha de Anjo, Teresa e Minha Fortuna é te Amar passarão a ser as Novelas da Tarde do SBT.