Embora Silvio Santos seja o gênio da televisão brasileira, a estreia do SBT na televisão brasileira foi desacreditada da maioria de seus concorrentes, Globo, Band e Cultura, já que metade da Record pertencia a Silvio Santos, na época.
Logo após um ano da estreia, a emissora de Silvio Santos já estava no segundo lugar de audiência e dando dor de cabeça para a líder, Globo. No SBT, o foco era o público das classes C e D com programas populares, como O Povo na TV. E o carro chefe da casa, o Programa Silvio Santos, aos domingos.
+Luiz Bacci desce o nível e humilha Datena ao vivo, apresentador rebate
Com programas populares, SBT se tornou dor de cabeça para a Globo desde a sua estreia, e segue sendo até os dias de hoje.
Em 19 de agosto de 1981, estreava o programa Silvio Santos no SBT, ou TVS, como era mais conhecida na época. Além do programa Silvio Santos, aos domingos, também contava com o Show Sem Limite, Jota Silvestre, nas noites de segunda, da Sessão Proibida, às quintas, e do tradicional Almoço com as Estrelas, nas tardes de sábado.
Embora fosse um canal cheio de programas voltados para o público, as outras concorrentes não acreditavam no que estavam vendo. Em 1982, em uma reportagem de Cida Taiar na Folha de S.Paulo dizia sobre: . “O que parecia impossível começa a acontecer: a TVS está chegando mais perto da Globo, na guerra da audiência. E não há segredos segredos por trás disso: oferece ao seu público nada além do que ele deseja ou precisa para consumo imediato”
Enquanto a Globo alcançava 50 pontos no Ibope, as demais marcavam entre três e seis pontos, como eram os casos de Band e Record. Por outro lado, o SBT já chegava a dois dígitos, o que era impensável até então. Em setembro de 1982, aos domingos, o Programa Silvio Santos marcava 26,1 pontos na TV e 6,4 na Record, que retransmitia a atração, contra 21,5 da Globo.
É, parece que a decisão de Silvio Santos de realmente entrar na casa dos brasileiros, deu certo desde sempre. Inclusive, agora, com o Programa Silvio Santos, sob o comando de Patrícia Abravanel. Não existe segredo quando se entrega ao público o que ele quer ou precisa!