As emissoras brasileiras estão se preparando para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice, Geraldo Alckmin (PSB), que acontece neste domingo, 1º de janeiro.
Boa parte dos canais abertos planeja mudanças na grade para a cobertura especial da posse. Caso, por exemplo, da Globo , que derrubou praticamente todos os programas dominicais para mostrar o grande evento.
GLOBO
A Globo pretende mostrar os detalhes das solenidades do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Palácio do Itamaraty. A emissora também se prepara para a transmissão da posse dos governadores.
As mudanças vão começar pela exibição do ‘Jornal Nacional‘ no sábado (31). William Bonner apresentará o telejornal direto de Brasília.
Ao lado de Renata Lo Prete, Bonner também comandará a transmissão da posse de Lula no domingo.
O Fantástico também mudará de estúdio e será ancorado em Brasília, comandado pelas apresentadoras Poliana Abritta e Maju Coutinho.
Além disso, a emissora promete espalhar os repórteres por vários pontos da cidade para a cobertura em tempo real do evento, que contará com vários shows musicais. Não por acaso, foi apelidado de “Lulapalooza” nas redes sociais.
GLOBONEWS
A GloboNews também terá a sua disposição todo o time de apresentadores, repórteres e comentaristas em três dias de cobertura. No domingo (1º), o canal pago ficará ao vivo por 17 horas consecutivas.
O noticiário começa a partir das 7h, sob o comando de Marcelo Cosme que, mais tarde, recebe a companhia de Camila Bomfim. Já no almoço, às 13h, a Andréia Sadi, Natuza Nery e Julia Duailibi assumem, com participações de Míriam Leitão, Merval Pereira, Fernando Gabeira, Ana Flor e outros.
Às 19h, o noticiário volta com a apresentação de Camila Bomfim para comandar a cobertura da recepção às delegações estrangeiras no Palácio do Itamaraty. Por fim, das 20h às 22h, Natuza Nery receberá os comentaristas no estúdio “Central GloboNews“, montado em eBrasília.
SBT
No SBT, a cerimônia ao vivo terá o comando do jornalista Marcelo Torres e o tempo de duração ainda não foi definido. A emissora não revelou se ficará no ar exclusivamente com a posse de Lula ou se fará flashes com os principais momentos.
BAND
A Band terá transmissão ao vivo, das 13h às 18h, e contará com a escalação dos principais âncoras da emissora, Eduardo Oinegue e José Luiz Datena.
Mais tarde, às 22h30, vai ao ar uma edição especial do programa ‘Canal Livre‘ repercutindo o evento, que tem a expectativa de receber mais de 100 mil pessoas.
RECORD TV
O canal de Edir Macedo deve se limitar à realização de flashes ao vivo durante sua programação.
TV BRASIL
O canal estatal fará a cobertura da posse de Lula, a partir das 10h.
TV CULTURA
O jornalista Aldo Quiroga comenta, a partir das 14h30, a solenidade de diplomação dos eleitos para a Presidência da República nas Eleições 2022.
CNN BRASIL
Luciana Barreto comanda a cobertura pela manhã e mostra os primeiros movimentos do dia. Às 11h, Elisa Veeck segue de olho nos acontecimentos na capital federal.
Em seguida, Daniela Lima e Márcio Gomes ficam no ar das 14h às 19h, mostrando detalhes da cerimônia, a movimentação no Congresso Nacional, além dos convidados presentes no evento.