Pela quinta vez, o apresentador José Luiz Datena é cotado como candidato para uma eleição. O comunicador se filiou ao PDT (Partido Democrático Trabalhista) e busca o deputado federal Fernando Palumbo (MDB) como vice na chapa para prefeitura de São Paulo em 2024. Palumbo é do mesmo partido do atual prefeito, Ricardo Nunes, porém é um crítico da gestão do atual prefeito.
Carlos Lupi, presidente do partido confirmou a intenção do comunicador. “O Datena se filiou há meses atrás, colocando seu nome à disposição para ser o candidato a prefeito pelo PDT. Ficamos bastante felizes e empolgados com esta decisão”, disse Lupi, ministro da Previdência, ao jornal O Estado de S. Paulo.
+ Luciano Huck divulga morte durante o Domingão na Globo
Aliás, Datena já demonstrou interesse de ser candidato ao senado em 2022, na chapa de Tarcísio de Freitas, atual governador de São Paulo. “Eu declinei da posição de sair candidato ao Senado porque achei que poderia atrapalhar a campanha por conta dos ruídos”, disse a época quando apoiava o então presidente.
Em suma, mais sobre a carreira política de Datena:
Ano passado, apresentador fazia parte do PSC (Partido Social Cristão), que é de direita. Agora filia-se a um partido de centro esquerda que apoia o governo do presidente Lula.
Assim sendo, o apresentador não se pronunciou se deseja ou não concorrer à prefeitura, e para conseguir ser candidato precisa da aprovação do partido, o que pode depender da realização de prévias ou de uma definição em torno de seu nome.
E segundo um levantamento do Paraná Pesquisas, o comunicador tem chances de se tornar prefeito. No principal cenário apontado no começo de 2023, ele tem 24,3% das intenções de voto empatado na margem de erro com Guilherme Boulos, com 26,3%. O terceiro colocado, Rodrigo Garcia (PSDB), tem apenas 8,5%.
Por fim, caso confirme a candidatura, Datena, de acordo com lei eleitoral, terá que se afastar do comando do Brasil Urgente a partir de agosto de 2024 e só voltar após o encerramento do pleito.