No capítulo do último sábado (2) em Renascer, foi exibido um ritual de candomblé feito pela personagem Inácia (Edvana Carvalho). Assim, a religião africano voltou em cena na atual novela das 21h da TV Globo, que ficou fora de cena durante mais de 30 capítulos.
TV paga encolhe e chega a 11,5 milhões de assinantes
A simpatia aos exus foi positiva: ela revelou que Damião (Xamã) ia matar José Inocêncio (Marcos Palmeira), mas recusou de cumprir o trato. Isso revela que a Globo não quer espantar o público evangélico, que costumam não gostar de religiões originadas na África, mas mesmo assim o candomblé não será eliminado da trama.
Por sua vez, o diabinho presente na garrafa está presente, mas a aparição da figura ainda não foi liberada. São utilizados enquadramentos nas sequências e efeitos especiais para a imagem maligna não ser exibida.
CNN Brasil realiza cobertura completa da Superterça dos EUA e exibe programa especial ao vivo
”Luar do Sertão” apresenta a música de Vicente Barreto
Sucesso nos anos 1990 com Eva Wilma e Patricia Pillar, série ‘Mulher’ chega ao Globoplay
As religiões de matriz africana não são aceitas tanto para os evangélicos quanto para os católicos, e elas foram estegmatizadas e também demonizadas pela maioria da sociedade . Mostrando a religião de Inácia aos poucos é uma forma cautelosa da narrativa ser contada, para não gerar intolerância religiosa.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as religiões evangélicas foram as que mais cresceram nos últimos anos, um contexto diferente de 1993 – ano em que a primeira versão de Renascer foi ao ar.
Por fim, com informações do Notícias da TV.