Novelas

Depois de censurar diabinho, Globo libera macumba em Renascer

No capítulo do último sábado (2) em Renascer, foi exibido um ritual de candomblé feito pela personagem Inácia (Edvana Carvalho). Assim, a religião africano voltou em cena na atual novela das 21h da TV Globo, que ficou fora de cena durante mais de 30 capítulos.

TV paga encolhe e chega a 11,5 milhões de assinantes

A simpatia aos exus foi positiva: ela revelou que Damião (Xamã) ia matar José Inocêncio (Marcos Palmeira), mas recusou de cumprir o trato. Isso revela que a Globo não quer espantar o público evangélico, que costumam não gostar de religiões originadas na África, mas mesmo assim o candomblé não será eliminado da trama.

Por sua vez, o diabinho presente na garrafa está presente, mas a aparição da figura ainda não foi liberada. São utilizados enquadramentos nas sequências e efeitos especiais para a imagem maligna não ser exibida.

CNN Brasil realiza cobertura completa da Superterça dos EUA e exibe programa especial ao vivo

”Luar do Sertão” apresenta a música de Vicente Barreto

Sucesso nos anos 1990 com Eva Wilma e Patricia Pillar, série ‘Mulher’ chega ao Globoplay

As religiões de matriz africana não são aceitas tanto para os evangélicos quanto para os católicos, e elas foram estegmatizadas e também demonizadas pela maioria da sociedade . Mostrando a religião de Inácia aos poucos é uma forma cautelosa da narrativa ser contada, para não gerar intolerância religiosa.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as religiões evangélicas foram as que mais cresceram nos últimos anos, um contexto diferente de 1993 – ano em que a primeira versão de Renascer foi ao ar.

Por fim, com informações do Notícias da TV.

Mais lidas do dia

Top