No Brasil, existem vários casos de atores que já se vestiram de mulher em novelas, mas o primeiro foi em O Bofe (1972), quando Ziembinski (1908-1978) viveu uma mulher de fato na trama. E aí, você se lembra deste ator? Infelizmente, nos deixou em 1978, mas, até hoje, é relembrado.
Faustão fora da Band: crise de audiência, erro estratégico e horário errado
+Correria na Record: ou dá Ibope e lucro ou vaza da programação
Ator polonês viveu primeiro ator travestido das novelas brasileiras
Em síntese, foi o primeiro personagem travestido da história da telenovela brasileira. E além disso, a ideia partiu do próprio ator, que sugeriu o tipo a Bráulio Pedroso (1931-1990), autor da novela. Então, o personagem se chamaria Natasha e teria origem russa, mas mudou de nome após sugestão do ator, que era polonês.
E além disso, a velhinha era mãe da protagonista, Guiomar (Betty Faria). Stanislava tinha duas características peculiares: se embebedava com xarope e tinha sonhos com um príncipe trapezista – ninguém menos que Dorival (Jardel Filho), o mocinho da história.
Embora tenha marcado época, O Bofe não foi uma novela bem-sucedida. Em razão disso, Bráulio Pedroso foi afastado pela Globo e substituído por Lauro César Muniz. José Wilker, em solidariedade ao autor, pediu para deixar a trama. Entretanto, seu personagem morreu de tanto rir após ouvir uma piada.
Em seu livro Antes que me Esqueçam, o diretor Daniel Filho fala sobre a novela. “Nós dedicávamos o horário das dez da noite às experiências, modificações, ousadias. A novela não foi bem de público. Na verdade, não foi bem recebida, não tinha popularidade. Mas nós gostávamos muito dela. Para mim, O Bofe foi um fracasso. Eu gostava, mas não deu certo.” disse. E, aí, se recordam dele?