O Canal Viva, esta reprisando a edição de Malhação de 1998, mas os diversos cortes em cenas da novela vêm surpreendendo o público. A emissora decidiu por fazer cortes na trama, nesta primeira semana de maio, para tentar fugir de possíveis polêmicas devido a trama.
O motivo dos cortes, é que nesta edição da Malhação, existem cenas de blackface, que em resumo é quando pessoas brancas “se pintam” para representar pessoas negras.
Em suma, uma banda de rastafáris iria se apresentar em um concurso. No entanto, a ausência dos membros faz com que meninos brancos em forma de protesto se pintassem de preto.
Na época, estas cenas não foram alvos de polêmicas por parte do público, porém, hoje essa forma e protesto é visto como problemática. O próprio canal do grupo Globo decidiu anunciar o caso em suas redes sociais.
Daniel Alves, Ex jogador do São Paulo, expõe em áudio uma nova versão sobre acusação de estupro
Diretor da Globo deu explicações em meio as reclamações do público
Erick Bretas, diretor de mídia e conteúdo do Grupo Globo, deu explicações sobre a decisão tomada por eles.
Erick ainda contou que muitos telespectadores podem se sentir ofendidos com reprodução das cenas, e isso acabar tirando o foco da novela. Para o diretor, o objetivo das reprises é o entretenimento e por este motivo é necessário que se prevaleça a sensibilidade.
Sinopse de Malhação 1998:
Bruno e Alice são dois jovens apaixonados que enfrentam uma série de obstáculos para viver seu amor.
Rui namora Flávia, uma mimada repórter que faz coberturas esportivas para a produtora de vídeos de seu pai, o ambicioso Milton.