Se em outros tempos a Band era referência quando se tratava de dramaturgia, atualmente a situação é completamente diferente. Além de gerar um gasto bem maior que outras produções, o canal passou a contar com baixos índices de audiência em suas produções.
+ Globo cai no buraco e toca o terror nos bastidores
Desse modo, a Band extinguiu a sua produção de novelas há mais de dez anos e passou a apostar em tramas estrangeiras, que traziam praticamente o mesmo retorno dos seus folhetins, mas gastando quase nada. Era bem mais lucrativo.
+ SBT se prepara para anunciar mudanças drásticas na programação
Depois de anos apostando em folhetins de outros países, como Argentina, Portugal, Turquia e Coréia do Sul, a Band bateu o martelo e decidiu parar de exibir novelas. Valor da Vida, encerrada há alguns meses, foi a última dessa fase. A emissora dará um tempo.
+ Record proíbe telejornais de informar agressão sofrida pela Ana Hickmann
Como saída, o canal dos Saad prefere apostar em séries e assim seguirá para a grade de programação em 2024. Assim, a concessão pública passa a ser a única grande emissora que não possui nenhuma novela para exibir. Até a RedeTV se mexeu e colocou os famosos doramas no ar.
Band estagnou e abandonou dramaturgia de vez:
Ou seja, quem quer faz e a dramaturgia é de extrema importância no planejamento de uma emissora de expressão. A falta dela representa o afastamento de uma grande parte do público, principalmente o feminino. Em resumo, quem perde é a Band.