Fake news é uma notícia falsa informação apresentada como notícia verdadeira. Nos últimos anos, com o avanço das redes sociais, se tornaram ainda mais perigosas e rápidas. No entanto, há 12 anos, elas já estavam a todo vapor, inclusive, nesta quarta-feira, 28 de junho, completa 12 anos do dia em que Amin Khader foi dado como morto.
Vai voltar? Patrícia Poeta surge na bancada do Jornal Nacional
+ Onde está William Bonner? Âncora é desfalque no Jornal Nacional
Então, Ana Maria Braga surpreende e denuncia roubo na Globo
“Morto” há 12 anos, Amin Khader passa bem
Em primeiro lugar, tudo aconteceu em 2011, no programa Hoje em Dia, da RecordTV, isso porque, a emissora anunciou a morte do promoter Amin Khader. No entanto, ele estava vivo!
E além disso, vale destacar que, na época, o programa não era apresentado por César Filho, como é hoje, mas, sim, por Chris Flores (hoje no SBT), Edu Guedes e Gianne Albertoti. Nesse sentido, os três anunciaram a notícia em choque durante o programa.
Entretanto, isso não começou do nada, mas, como toda informação falsa, teve sua origem. Essa por sua vez, se iniciou com David Brazil, amigo de Amin na época. “Amigo de fé, irmão camarada”, David teria publicado no Twitter que estava indo para a cidade de Petrópolis para o ‘enterro’ do amigo.
Logo, sem nem ao menos pesquisar a informação, a Record simplesmente deu como se fosse verídica. No entanto, Amin se revoltou com a informação. Inclusive, futuramente, foi entrevistado pela própria Record.
“Não sei como o boato começou, só sei que estou vivo”, disse. E além disso, ambos ficaram anos sem se falar devido a isso!
Para comemorar os 12 anos, os internautas não perdoaram. “12 anos de um dos maiores momentos da história do país”, escreveu um. Enquanto outro, disse: “Morreu, mas passa bem”, disse.
E aí, você se lembra desta fake news?