O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – registrada em CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – e tem um faturamento na casa de R$ 120 milhões por ano. A pandemia derrubou a arrecadação das “ofertas” e o baque na TV Aparecida foi grande.
Atualmente, o Santuário tem em média 1.700 funcionários com registro em carteira (CLT). A folha de pagamento chega a R$ 5 milhões mensais, um valor considerado alto.
Estima-se que 80% de todo o arrecadado mensalmente com doações dos fiéis seria para cobrir todo os gastos operacionais. Isso inclui: rádio, portal de notícias, satélite, manutenção e outros.
O faturamento da TV Aparecida superou duas TVs comerciais de “grande alcance” e pouca audiência, em 2022.
Segundo fontes do mercado, a TV arrecada o dobro da Rede Vida, o triplo da Rede Século 21 e quatro vezes mais do que a TV Evangelizar, do Padre Reginaldo Manzotti, que tem um alcance menor entre as TVs católicas.
HORÁRIO VENDIDO
A TV Aparecida vende suas madrugadas, das 23h às 5h, para uma marca que vende joias, correntes, anéis, pulseiras, pingentes e recebe por mês R$ 3 milhões.
Este recurso ajuda bastante a pagar a folha de pagamento de seus contratados.
O maior salário de um apresentador da TV Aparecida está na casa dos R$ 20 mil, além dos merchandings. Com isso, o ordenado, no final do mês, pode chegar entre R$ 30 e R$ 35 mil.
AUDIÊNCIA
A TV Aparecida chega a bater 1,5 pontos nas manhãs de domingo, ultrapassando a Record e beliscando o terceiro lugar na Grande São Paulo.
Sua média dia, das 6h até meia-noite é de 0,3 pontos, números que colocam o canal de Nossa Senhora na frente da RedeTV! em vários dias.
Trata-se da oitava emissora em audiência na TV aberta, segundo dados do Kantar Ibope.