Em pleno 2023, muitas pessoas ainda não conseguem imaginar assistir esportes em outras emissora que não seja a Globo. Ainda, que Band, Record ou SBT já tenham adquirido direitos de transmitir diversas competições. Logo, tudo isso começou em 1987. Entenda!
Rede NGT fica fora do ar de madrugada para desespero da Globo
TV Aparecida passa o trator em cima da concorrência
Enfim, Datena deve disputar prefeitura de SP pelo PDT
5 vezes em que a Globo quase perdeu sua autoridade nos esportes
Em 1987, a Globo criou o clube dos 13 e começou a transmitir os jogos com exclusividade. E além disso, a aproximação da emissora carioca com a CBF, garantiu também destaque exclusivo para a transmissão dos jogos da Seleção brasileira, da Copa do Brasil e até da Libertadores.
Em 2023, os próprios clubes negociam diretamente com as emissoras, assim, traz a tona a questão do monopólio da Globo que dura a décadas. Inclusive, por vezes, esse monopólio foi ameaçado. Veja!
Globo: Campeonato Brasileiro 1990 e 1991
Nos anos 90, a Globo não transmitiu a primeira edição do Brasileirão e, assim, ele foi transmitido pela Band. Entretanto, no ano seguinte, a Band também foi responsável por transmitir o titulo do São Paulo, de Tele.
Em seguida, devido aos altos custos para a Band, a Globo voltou a adquirir os direitos da transmissão!
Taça Libertadores de 1992
Em segundo lugar, não poderíamos deixar de mencionar a Taça Libertadores de 1992. E além disso, o São Paulo foi o grande campeão da Taça, no entanto, a Rede OM foi a responsável por toda transmissão deixando a Globo de fora desse espetáculo!
Copa do Brasil de 1995
Em síntese, Silvio Santos foi o primeiro a se apaixonar pelo campeonato da Copa do Brasil de 1995 e transmiti-lo pelo SBT. No entanto, com excelentes índices de audiência, a emissora carioca não resistiu e correu para comprar a sua transmissão!
Globo: Copa João Havelange
Em quarto lugar, a Copa João Havelange também não foi transmitida pela “suprema Globo”. Isso porque, a Copa João Havelange é recheada de polêmicas. Em primeiro lugar, sem poder realizar o Campeonato Brasileiro, a CBF viu o clube dos 13 homenagear o ex presidente da Fifa, João Havelange, e reunir 116 times em uma única edição.
E além disso, durante o 2 jogo da final, um dos seus principais atletas do Vasco da Gama saiu machucado, e os torcedores caíram de um alambrado. Nesse sentido, após o Governador do Rio de Janeiro decretou o cancelamento da partida.
No entanto, presidente do Vasco na época, chamou a autoridade de frouxo e queria o Vasco campeão de toda forma. Em um primeiro momento, a Globo, que era detentora dos direitos de transmissão, exibiu em um dos seus jornais, Eurico Miranda, tentando tirar os corpos do gramado para prosseguir com a partida.
Na partida seguinte, Vasco jogou com o símbolo do SBT estampado em sua parte principal do uniforme! Ixi, complicado hein?
Campeonato Carioca 2020
Em 2020, em meio a pandemia da Covid-19, foi criada a medida provisória “Lei do Mandante”. No entanto, o Flamengo não tinha renovado o contrato com a Rede Globo com a alegação de querer um aumento.
Entretanto, logo após a criação da medida provisória e com uma brecha encontrada na Lei Pelé, o clube transmitiu os jogos pelo seu canal no Youtube! Logo, a Globo decidiu romper o contrato com o time carioca.