TV e Bastidores

Globo baixa decreto com mudança drástica e gera confusão e revolta nos bastidores

A Globo causou confusão nos bastidores (foto: Divulgação)

Recentemente, os bastidores da Globo foram palco de uma grande confusão. O embate ocorre entre as lideranças de certos setores da empresa e a alta direção da emissora pertencente à família Marinho.

Essas informações foram trazidas à luz pelo colunista Alessandro Lo-Bianco, que discutiu o assunto no programa “A Tarde É Sua” nesta quarta-feira (21). Ele esclareceu que, ao mencionar a “direção geral”, refere-se a Amauri Soares, que substituiu Ricardo Waddington como diretor dos Estúdios Globo aproximadamente na metade do ano anterior.

Segundo o jornalista, com a chegada da nova gestão, ficou estabelecido que o foco da programação da Globo deveria ser mais orientado para o público familiar. Nesse momento, várias novelas já estavam em fase de produção, o que incluía cenas já planejadas, como, por exemplo, beijos entre duas mulheres, que estavam programados para serem exibidos.

+ Enfim, Globo vai acabar com as novelas da tarde?

+ Aliás, por que o SBT vai tirar espaço das novelas mexicanas?

“Era um decreto que falava o seguinte: ‘Vamos suavizar toda a questão mais pesada, que seja mais tabu, vamos ser uma coisa mais leve’”, explicou o jornalista durante sua participação no programa A Tarde é Sua.

Naquele momento, Walcyr Carrasco foi o único escritor a desafiar tal determinação, pois já estava avançado no desenvolvimento de sua novela “Terra e Paixão”, que vinha ganhando popularidade, especialmente com os personagens Ramiro e Kelvin.

Fique por dentro…

De acordo com o colunista, essa diretriz também afetou o “Big Brother Brasil”, orientando os participantes sobre determinadas condutas. Foi estabelecido em contrato que os competidores deveriam evitar circular nus pela casa após acordar, sendo solicitado que se vestissem imediatamente.

Além disso, destacou-se que comportamentos sob o edredom deveriam ser evitados ou, caso ocorressem, que fossem executados de maneira muito discreta.

Globo gera revolta nos bastidores

Buba da novela Renascer, da Globo (Foto: Divulgação)

Buba da novela Renascer, da Globo (Foto: Divulgação)

É importante destacar que essa política foi implementada em todos os departamentos da emissora. Nesse contexto, surgiu uma controvérsia em relação à novela “Renascer” devido à inclusão de uma personagem trans, Buba (interpretada por Gabriela Medeiros). Como resultado dessa diretriz, uma futura novela da Globo teve seu título alterado. Originalmente intitulada “A Vovó Sumiu”, a nova produção das 19h foi renomeada para “Família é Tudo”.

O departamento de teledramaturgia está em processo de negociação, tentando argumentar que não é viável fazer uma exceção para “Renascer” [no caso da personagem Buba] enquanto se limita a liberdade criativa dos demais escritores e dos programas da emissora.

Em resposta a essa situação, diretores de vários setores estão apresentando suas queixas diretamente à alta direção da Globo, solicitando o fim desse decreto para garantir a liberdade criativa em todas as produções. Embora o conflito tenha iniciado no segmento das novelas, o setor de programas de entretenimento também aderiu à contestação.

Mais lidas do dia

Top