A Globo vai ser a única TV que exibirá os Jogos Olímpicos de Paris exclusivamente na TV Aberta. Com previsão de estreia para 26 de junho de 2024, emissora líder de audiência adquiriu a competição esportiva exclusivamente “de graça”. Segundo informações do Notícias de TV, os altos valores do evento mais a cotação do dólar fizeram as emissoras não se interessarem.
Em resumo, de acordo com o site, Band e Paramount estudaram em adquirir o torneio para TV aberta e streaming, só que em formas diferentes. A Globo não tem exclusividade na TV aberta. Qualquer emissora nacional interessada só precisa negociar com o COI (Comitê Olímpico Internacional) e pagar o valor que a organização cobra.
+ RedeTV bate o martelo e toma decisão sobre programa de Claudete Troiano
A Band chegou a fazer um estudo para a exibição do torneio junto com seu departamento comercial e até sondou anunciantes, porém chegou a conclusão de que caso adquire os jogos teria prejuízo. A última vez que a emissora dos Saad exibiu as Olimpíadas foi em 2016.
+Alias, Record é uma piada entre as concorrentes. A RedeTV! a TV que não é rede
A Paramount estava interessada em comprar para exibir mais competições esportivas para a América Latina. No mês passado o conglomerado de mídia adquiriu as Olimpíadas de Paris para exibir na TV aberta chilena, no canal Chilevisión. Para o mercado brasileiro, a ideia era comprar o evento para transmitir no serviço de streaming, o Paramount+.
Por ter entendido que a conversa seria mais complicada do que a que teria com o COI, a Paramount desistiu da ideia. O serviço ainda está atrás de outras competições esportivas, principalmente no futebol, com a finalidade de obter novos assinantes.
Em resumo, essa será a primeira vez que a Globo terá a exclusividade das Olimpíadas. Nos anos anteriores, uma outra concorrente exibiu as competições. Em 2021, por exemplo, o BandSports também exibiu os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Enquanto Globo vai sozinha para cobrir as Olimpíadas de Paris em 2024, Record tira a bola de jogo e descarta Copa do Mundo
A Globo renovou os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2026, que será realizada no EUA, México e Canadá. A emissora da família Marinho abriu mão da exclusividade em TV aberta, sendo assim, outros canais neste segmento podem negociar os direitos.
+ Aliás, diretor de TV vive trisal com colega de emissora
O novo contrato entre Globo e FIFA é semelhante ao que existe hoje entre a líder de audiência e o COI (Comitê Olímpico Internacional) para os Jogos Olímpicos. Assim como na Copa, a Globo abriu mão da exclusividade, mas já garantiu as Olimpíadas de 2024, 2028 e 2032.
A emissora aposta neste novo modelo principalmente porque poderá economizar milhões de dólares. O atual vínculo com a FIFA foi assinado em 2015 pela quantia de US$ 90 milhões (R$ 484 milhões na cotação atual). O encerramento deste acordo acaba em dezembro deste ano, passando a valer, a partir daí, a possibilidade de que outras emissoras abertas no Brasil fechem com a Copa do Mundo.